COTIDIANO
Chuck Berry faz 90 anos. Chuck Berry Fields Forever!
Publicado em 18/10/2016 às 7:25 | Atualizado em 31/08/2021 às 7:45
Chuck Berry faz 90 anos nesta terça-feira (18).
Há quatro décadas, quando quis difundir sua adesão ao rock, Gilberto Gil foi buscar inspiração na Strawberry Fields Forever de John Lennon e compôs Chuck Berry Fields Forever!
E cantou:
Rock é nosso tempo, baby
Rock'n'n roll é isso
Chuck Berry Fields Forever!
Claro! Se o assunto é rock'n'roll, Chuck Berry aparece logo na frente.
Lennon, quando o viu de perto num programa da televisão americana, gritou:
Chuck Berry! Meu herói!
E falou sobre o seu senso rítmico, a sua métrica, os comentários sociais das letras. Se o rock'n'roll tivesse outro nome, seria Chuck Berry! Quem disse foi o beatle.
Eric Clapton? Keith Richards? George Harrison? Beatles? Rolling Stones? Todos foram influenciados pela guitarra de Berry.
Se pensarmos num fenômeno poderoso como o rock, esse artista extraordinário que faz 90 anos hoje é um fundador. Se pensarmos num instrumento icônico como a guitarra, é um inventor. Seus riffs e suas soluções soam pelo mundo há 60 anos!
Há muitos anos, escrevi sobre ele e publiquei no meu livro Meio Bossa Nova, Meio Rock'n' Roll:
Nascido em St. Louis, Chuck Berry é um músico simples, primitivo, mas, a despeito disso, carrega consigo uma força criadora que o transformou num grande artista popular. O que fez com a guitarra se insere no terreno da invenção. Ele ajudou a criar uma linguagem, a estabelecer os fundamentos de um gênero. Seus riffs se confundem com o próprio rock. A introdução que repete, com ligeiras alterações, em várias músicas, é uma marca registrada não apenas do seu estilo, mas do rock'n' roll.
E tem os rocks e blues absolutamente antológicos que compôs. Johnny B. Goode, o maior de todos.
No filme De Volta Para o Futuro, quando, sem saber, "inventa" o rock, o garoto que viajou no tempo toca Johnny B. Goode! E deixa a plateia estarrecida. Sim, porque ele vem de uma época em que a gramática do instrumento já está escrita, com todas as suas possibilidades. Associada também à presença cênica dos artistas do rock. Coisas que não existiam antes de Berry.
Portanto:
Hail! Hail! Rock'n' Roll!
Chuck Berry Fields Forever!
Comentários