icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

CIEE solicita ao TJ cancelamento de seleção com suspeita de fraude

Recursos Humanos do Tribunal de Justiça recebeu pedido do CIEE. Provas idênticas foram aplicadas em dias diferentes e candidatos copiaram gabaritos.

Publicado em 02/10/2009 às 11:58 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:38

Karoline Zilah

O departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça recebeu um documento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) determinando o cancelamento da prova aplicada em Guarabira para a seleção de estagiários em Direito.

O pedido de suspensão foi feito em decorrência das investigações do Ministério Público do Trabalhado sobre a possibilidade de fraude nas provas. O CIEE alegou que houve erro operacional durante a distribuição dos exames.

Segundo denúncia feita por candidatos à Justiça e relatadas por meio doFale Conosco do portal Paraíba1, os estudantes que se submeteram ao exame para as vagas de estágio do Tribunal de Justiça fizeram em dias e cidades diferentes provas com o mesmo conteúdo, mas cujo gabarito já havia sido divulgado pelo CIEE.

As reclamações foram feitas a partir do dia 23 de setembro, quando o teste foi aplicado em Guarabira. O conteúdo, segundo relatos, era idêntico ao apresentado três dias antes em João Pessoa, o que abriu brechas para que os candidatos se comunicassem e enviassem as respostas uns para os outros.

O estudante de Direito da UEPB, Alberto Pereira da Silva, procurou o Paraíba1 e descreveu todo o processo. Segundo ele, grande parte dos candidatos anotou o gabarito e já levou as respostas prontas para o dia da prova. "Teve candidato que disse: 'não tive coragem de colocar as 40 questões de acordo com o gabarito que já levei, errei duas propositadamente pra não dar muito na cara'", relatou o estudante.

O procurador do Trabalho Eduardo Varandas notificou o CIEE e marcou para a próxima sexta-feira (9), às 9 horas, uma audiência na sede da Procuradoria Regional do Trabalho para ouvir todos os estudantes de Direito inscritos na seleção. Também marcou outra audiência para o dia 14 deste mês com os representantes do CIEE, a fim de prestar os esclarecimentos necessários sobre o caso.

Cancelamento

De acordo com o departamento de Recursos Humanos do TJ, as provas aplicadas em Guarabira só serão canceladas quando o pedido do CIEE for publicado no Diário de Justiça.

Segundo o calendário da seleção para estagiários para o Tribunal em toda a Paraíba, a primeira prova aconteceu no dia 20 de setembro em João Pessoa. No dia 23 foi a vez dos candidatos dos municípios vizinhos a Guarabira.

Somente a de Guarabira teria sido idêntica à primeira prova, em João Pessoa. As provas de Campina Grande, Patos e Sousa não sofrerão cancelamento porque os conteúdos foram diferente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp