icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Concorrência é acirrada no vestibular especial da UFPB

Coperve divulga números das concorrências dos cursos oferecidos em vestibular especial pelo programa Reuni. Engenharia Ambiental é o curso com a maior concorrência: 64,2 candidatos por vaga.

Publicado em 17/09/2008 às 9:33 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:43

Luzia Santos, do Jornal da Paraíba

Os estudantes que vão participar do processo seletivo na disputa por uma das 327 vagas oferecidas pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vão enfrentar uma concorrência acirrada. Para se ter uma idéia, o curso de engenharia ambiental, que oferece 20 vagas para o campus de João Pessoa, atraiu 1.283 candidatos, o que gerou uma disputa de 64,2 candidatos por vaga. O percentual ficou acima do registrado no Processo Seletivo Seriado (PSS-2008) da UFPB e até mesmo para o vestibular 2009 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Para o PSS-2008 da UFPB, a maior concorrência foi registrada para o curso de Formação de Oficiais Policial Militar que, na categoria masculina, contou com 496 inscritos na disputa por 23 vagas, gerando uma disputa de 21,57 candidatos por vaga; para mulheres, a concorrência ficou em 17,29. Já os tradicionais cursos de medicina e de direito registraram uma concorrência de 21,47 e 15,95 inscritos por vaga, respectivamente.

No vestibular da UFCG, o curso de medicina para o campus de Cajazeiras ficou em primeiro lugar com 22,14 candidatos por vaga. Em segundo lugar, ficou medicina para o campus de Campina Grande com 22,11. O curso de administração para o campus de Sousa ficou em terceiro lugar, com 9,95.

Contudo, nos novos cursos oferecidos pela UFPB através do Reuni a disputa é bem mais apertada. O segundo curso mais concorrido foi o de bacharelado em arquivologia, campus de João Pessoa, que conta com 1.367 inscritos na disputa por 30 vagas, ou seja, 45,6 candidatos por vaga. Outra disputa não menos apertada foi registrada para o curso de engenharia elétrica, também em João Pessoa, que conta com 875 inscritos na disputa de 20 vagas, o que gerou uma concorrência de 43,8 candidatos por vaga.

O Reuni oferece 327 vagas distribuídas em 11 cursos nos campi de João Pessoa, Areia, Rio Tinto e Mamanguape. Participam da seleção 6.498 estudantes. O curso que registrou menor concorrência foi o licenciatura em matemática, campus de Rio Tinto, com 120 inscritos na disputa por dez vagas, gerou uma disputa de 12 estudantes por vaga.

Os exames serão aplicados no campus I da UFPB em João Pessoa, nos dias 20 e 21. Para o curso de bacharelado em música, haverá também uma prova de conhecimento específico, de caráter eliminatório, a ser aplicada nos dias 22 e 23 de setembro, na coordenação do curso, no horário das 8h às 12h e, se necessário, também das 14h às 18h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp