COTIDIANO
Confira dicas para evitar tensão durante provas do PSS
Nervosismo é comum para pessoas que enfrentam algum momento difícil, sobretudo quando o aluno enfrenta pela primeira vez uma prova de vestibular.
Publicado em 22/11/2008 às 9:51 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:41
Da Redação
Com Jacqueline Santos do Jornal da Paraíba
As provas do Processo Seletivo seriado 2009 da UFPB começam neste domingo (23) com a aplicação das provas referentes à 1ª série e para se sair bem na prova, além de ter estudado durante o ano, algumas dicas são fundamentais. O nervosismo é comum para pessoas que enfrentam algum momento difícil, sobretudo quando o aluno enfrenta pela primeira vez uma prova de vestibular.
Em entrevista ao Jornal da Paraíba, a psicóloga Germana Pessoa explica que, embora a tensão faça parte dos dias que antecedem o vestibular, é necessário manter a calma e procurar meios de garantir o equilíbrio emocional, a fim de que todos os esforços no estudo não sejam desperdiçados por conta do nervosismo. Ela afirma que reunir pensamentos positivos pode contribuir muito para o sucesso do candidato.
“Em primeiro lugar, o aluno deve ter consciência que se dedicou o suficiente para o concurso e estar seguro que pode conseguir um bom desempenho no vestibular, que não é nenhum bicho-papão, como muitos o consideram. Os estudantes também devem estar atentos a cuidados básicos como aderir a uma alimentação adequada e ter atenção quanto aos horários de descansar e de prova”, recomenda a especialista.
Conhecer o local de prova com antecedência e recorrer a programas que promovam o relaxamento e fujam do tema “PSS” são alguns dos métodos eficazes para garantir um certo equilíbrio emocional, diz a psicóloga. “A ansiedade faz com que o aluno fique mais agitado e atividades como caminhada, assistir a um bom filme, ouvir música, conversar com amigos (nada relacionado ao PSS) induzem a uma higiene mental o que traz a tranqüilidade necessária nesse momento decisivo”, enumera.
O nutricionista clínico Sebastião Filho recomenda que os candidatos priorizem, na noite anterior ao concurso, alimentos que sejam ricos em carboidratos simples, a exemplo de pizza, macarronada e inhame. “O cérebro necessita de carboidrato como combustível e, durante todo o processo de preparação, os alunos ficam muito desgastados”, avisou. Pela manhã, os estudantes devem evitar substâncias com proteína, que leva muito tempo para se degradar. “Uma dica é torrada com geléia e um suco de fruta adoçado. É que a glicose baixa resulta em dificuldade na concentração, gerando desconforto, como ânsia de vômito e cansaço”, explica.
Já no momento da prova, as dicas principais de Germana Pessoa são referentes à leitura atenta das questões e a resolução da prova a partir dos quesitos considerados mais fáceis das disciplinas que o estudante domina mais. A psicóloga ensina um exercício de respiração que pode contribuir para que o aluno escape do ‘branco’ comum na hora da avaliação. “A pessoa deve inspirar pelo nariz e em seguida soltar lentamente pela boca, pelo menos três vezes assim que chegar ao local de prova. O procedimento vai ativar a oxigenação do cérebro, facilitando a concentração e a memorização”, orienta.
Confira o quadro de dicas elaborado pelo G1 para quem vai fazer algum exame. Dicas valem também para candidatos que farão provas de concursos.
Comentários