icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Corpo do homem morto por leoa após invadir recinto na Bica é sepultado, em João Pessoa

Velório e sepultamento no Cemitério do Cristo, em João Pessoa, reuniu familiares e equipe da assistência social que acompanhava o jovem.

Publicado em 01/12/2025 às 16:26


				
					Corpo do homem morto por leoa após invadir recinto na Bica é sepultado, em João Pessoa
Ícara Menezes/Arquivo pessoal

O corpo de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (1º) no Cemitério do Cristo, em João Pessoa. O jovem morreu no domingo (30) após invadir o recinto de uma leoa no Parque Arruda Câmara, a Bica, onde acabou atacado pelo animal.

Segundo a família, o velório ocorreu no início da tarde, no próprio cemitério, e reuniu parentes e integrantes da assistência social que acompanharam Gerson nos últimos anos. O sepultamento aconteceu por volta das 15h.

Gerson morava com a avó no bairro de Mangabeira, na zona sul da capital paraibana. Ainda de acordo com a família, a avó era uma das pessoas mais abaladas durante o velório.

Entenda o caso

Um vídeo mostra o momento em que Gerson entrou no recinto de uma leoa no zoológico Parque Arruda Câmara, neste domingo (30). O animal reage e o homem acaba morrendo em decorrência dos ferimentos. As imagens, que circulam nas redes sociais, registram inclusive o ataque do animal ao invasor.

No vídeo é possível observar Gerson subindo por uma estrutura lateral da jaula, e, em seguida, ele usa a árvore do recinto da leoa como apoio para entrar no espaço. Logo após, é atacado pelo animal.

De acordo com a TV Cabo Branco, ele tinha transtornos mentais. Em nota, a Prefeitura de João Pessoa informou que o homem escalou rapidamente uma parede de mais de 6 metros, passou pelas grades de segurança, usou uma árvore como apoio e entrou no recinto da leoa.

A prefeitura disse que já começou a apurar as circunstâncias do caso, manifestou solidariedade à família da vítima e afirmou que o espaço segue normas técnicas e de segurança.

A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) foram acionados para o local do ocorrido. O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas foram suspensas. Ainda não há previsão para reabertura. No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes.

LEIA TAMBÉM:


				
					Corpo do homem morto por leoa após invadir recinto na Bica é sepultado, em João Pessoa
Gerson de Melo Machado, de 19 anos, morreu após entrar em recintp. Reprodução/TV Cabo Branco

Justiça determinou internação dele mais de uma vez

A Justiça determinou que Gerson de Melo Machado, de 19 anos, fosse internado em uma instituição de longa permanência.

O Jornal da Paraíba teve acesso a uma decisão de 30 de outubro, do juiz Rodrigo Marques de Silva Lima, e a juíza Conceição Marsicano disse à TV Cabo Branco que também determinou a medida.

Na decisão à qual o Jornal da Paraíba teve acesso, do juiz Rodrigo Marques de Silva Lima, Gerson foi colocado como inimputável por ter esquizofrenia. Pela gravidade de seu caso, a decisão diz que o tratamento ambulatorial era insuficiente, sendo necessária uma internação.

“O tratamento ambulatorial seria insuficiente para conter o ímpeto perigoso do réu e para garantir a eficácia do tratamento psiquiátrico inicial. A internação, em Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), é a medida mais adequada para resguardar a ordem pública e,principalmente, assegurar a Gerson de Melo Machado o tratamento”.

A juíza Conceição Marsicano informou à TV Cabo Branco que também solicitou o acompanhamento especializado de Gerson. “Ele foi encaminhado para o CAPS, porque ele tem atestado, ele tem laudo nesse sentido. As condições, qual o procedimento que se dá lá, aí fica por conta do órgão técnico, que é quem fiscaliza tudo e aí teria obrigação de acompanhar, não só acompanhar, penso que iria além”, explicou a juíza.


				
					Corpo do homem morto por leoa após invadir recinto na Bica é sepultado, em João Pessoa
Prefeitura de João Pessoa investiga invasão de homem em jaula de leoa e fecha Bica - Foto: Silvia Torres/TV Cabo Branco. Gustavo Demétrio

Leoa não será sacrificada

Leona, leoa que matou Gerson após ele invadir o recinto dela no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, no domingo (30), nasceu no próprio zoológico, há 19 anos, e não vai ser sacrificada. Segundo a direção da Bica, Leona está recebendo cuidados pela equipe técnica pois passou por um nível elevado de estresse.

A leoa ficou "estressada" e em "choque" neste domingo (30). A informação foi confirmada pelo veterinário do parque, Thiago Nery. Segundo Nery, o animal passou por treinamentos que ajudaram a equipe a contê-lo sem uso de armas ou tranquilizantes. “Ele obedeceu e voltou para o recinto, mas houve demora porque estava muito estressado e em choque”, explicou.

O ataque ocorreu durante o horário de funcionamento do parque e foi registrado por visitantes que estavam no local. Segundo a prefeitura de João Pessoa, o homem escalou uma parede de mais de 6 metros, passou por grades de proteção e usou uma árvore como apoio para acessar o recinto do animal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp