COTIDIANO
Cuba nega visto para a blogueira
Blogueira cubana tem visto negado pela 19ª vez, ela disse via twitter que se sente refém e alfinetou a Presidenta Dilma Rousseff.
Publicado em 04/02/2012 às 6:30
A tentativa da blogueira cubana Yoani Sánchez de obter permissão do governo para vir ao Brasil fracassou pela sexta vez. Ontem, ela divulgou em sua conta no Twitter que o regime negou novamente sua saída - já é a 19ª proibição, se contados todos os pedidos para viajar a convite para outros países. "Me sinto como um refém sequestrado por alguém que não escuta, nem dá explicações. Um governo encapuzado e com arma na cintura", disse Sánchez, que escreve o blog Generación Y, um dos mais expressivos de crítica ao governo castrista.
A blogueira já tinha conseguido o visto brasileiro para participar do lançamento do documentário "Conexão Cuba Honduras", no qual é entrevistada, em Jequié, na Bahia, no próximo dia 10.
Ela pediu, por vídeo na internet e carta enviada a Brasília, a intercessão da presidente Dilma Rousseff, durante visita a Cuba nesta semana, para conseguir a permissão de saída do governo cubano. Dilma não comentou o caso.
Após a aparente resistência da presidente em ajudá-la, Sánchez disparou ontem no Twitter, em mensagem direcionada à conta oficial de Dilma: "De que vale ter um porto tão grande e moderno como o de Mariel se não podemos sair por ele?". O porto de Mariel, com investimento brasileiro, foi um dos principais temas da visita de Dilma.
Comentários