COTIDIANO
Defensora de direitos humanos no Pará morre em acidente na Paraíba
Acidente aconteceu em trecho da BR-230, em Campina Grande. Capotamento deixou três feridos levados para o Hospital de Trauma.
Publicado em 11/01/2026 às 11:36

A defensora dos direitos humanos no Pará, Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, morreu e outras três pessoas ficaram feridas após um carro capotar na BR-230, no distrito de Galante, em Campina Grande, na noite de sábado (10). A vítima que morreu estava sem cinto de segurança no momento do acidente, de acordo com a TV Paraíba.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher que morreu e estava sentada no banco de trás. Uma outra mulher conduzia o veículo teria se recusado a fazer o teste do bafômetro após o acidente.
A defensora dos Direitos Humanos foi símbolo no Pará da luta contra o tráfico humano e a exploração sexual infantil no arquipélago do Marajó. Em novembro de 2025, irmã Henriqueta, como era conhecida, foi uma das premiadas na edição especial Amazônia do "Mulheres Inspiradoras do Ano".
O corpo de Henriqueta será trasladado até Belém, onde vai ser velado; depois, levado a Soure, no Marajó, onde deve ser sepultado. Até a noite deste sábado (10), não havia detalhes do horário do velório e sepultamento.

Todos os feridos, incluindo um policial federal, foram levados minutos depois do capotamento para o Hospital de Trauma de Campina Grande, que informou por meio de boletim médico que todos passaram por exames e procedimentos de urgência e receberam alta hospitalar.
Somente uma perícia da PRF poderá informar as causas do acidente. Mas ainda não há previsão para isso acontecer. A Polícia Civil também esteve no local para investigar o caso.

Comentários