COTIDIANO
Detran fecha cerco contra fraudes na PB
Operação visa desarticular quadrilhas especializadas em roubo, desmanche e comercialização de peças de carros roubados no estado.
Publicado em 24/01/2012 às 6:30
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deu início, no final de semana, à Operação ‘Argos’, para desarticular quadrilhas especializadas em roubo, furto, desmanche e adulteração de veículos no interior da Paraíba.
Grupos estariam agindo na Paraíba há quase 10 anos e teriam ramificações nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Uma caminhonete já foi apreendida no Sertão e há indícios da participação de servidores públicos no esquema.
De acordo com a Corregedoria do Detran, existe toda uma cadeia de eventos que culmina na ‘exportação’ de peças e veículos roubados para outros estados do Nordeste fazendo-os passar por legalizados. As quadrilhas agiriam no interior da Paraíba, onde haveria menor fiscalização.
Segundo o corregedor do órgão, delegado Walber Virgulino, a operação apreendeu uma caminhonete D-20, de cor bege e placas de Catolé do Rocha e foi descoberto que o veículo era, na verdade, roubado do Estado de São Paulo e o motor teria sido adulterado.
O crime ocorreu em 1993, mas o carro circulava no Sertão paraibano há pelo menos um ano e havia sido vistoriado no dia 22 de agosto do ano passado na Ciretran de Patos e no Instituto de Perícia Científica (IPC), sem que houvesse apreensão por irregularidades. “São várias quadrilhas que atuam naquela região, fazendo receptação, roubo, desmanche e adulteração de veículos”, frisou Walber.
Comentários