icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

DO publica processos contra delegados da PB por transgressões

Delegado ameaçou de morte uma mulher grávida de quatro meses para adquirir o Cartão Cidadão. Mesmo delegado usou para fins particulares a viatura da PC.

Publicado em 14/11/2009 às 10:02 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:37

Da Redação

O Diário Oficial deste sábado (14) publicou cinco processos administrativos disciplinares contra quatro delegados da Paraíba. A Comissão de Disciplina da Corregedoria de Polícia Civil da Paraíba constatou abuso de poder dos delegados Rodrigo Rêgo Pinheiro, Bruno Araújo da Costa, Antonio Gonçalves Leite Junior e Alarico Lopes da Rocha durante 2006 e 2008. Um deles teria ameaçado de morte uma mulher grávida de quatro meses para adquirir o Cartão Cidadão.

De acordo com a Comissão de Disciplina da Corregedoria de Polícia Civil da Paraíba o delegado Rodrigo Rêgo Pinheiro ameaçou de morte uma mulher grávida de quatro meses, isto para adquirir o Cartão Cidadão da vítima. O delegado e o presidente do Conselho Tutelar do município de Tavares invadiram a casa de Josefa da Silva, e reviraram todos os cômodos.

Em seguida o delegado sacou uma arma e ameaçou a senhora de morte, caso ela não entregasse o Cartão. A vítima foi algemada e conduzida a delegacia na qual ficou cerca de uma hora presa em uma das celas. Entre as acusações que o delegado está sendo processado estão abuso de poder e submissão de pessoa à tortura e constrangimento.

Confira os processos do DO nas páginas 3 e 4.

Em 2007, um ano após o crime contra a grávida, o mesmo delegado cometeu mais uma transgressão, desta vez no município de Araçagi. Rodrigo Pinheiro foi flagrado por um sub-tenente usando uma viatura da polícia para fins particulares. Segundo o sub-tenente Antonio Ferreira, o delegado estava conduzindo embriagado a viatura na companhia de garotas menores de idade. Eles estariam indo par festa no município de Rio Tinto.

No DO ainda constam processos administrativos disciplinares contra o delegado Bruno Araújo da Costa que em 2008 soltou um homem acusado de posse ilegal de arma após pagamento de fiança. O problema é que o delegado não verificou os antecedente do acusado que já era fugitivo da justiça.

O delegado Antonio Gonçalves Leite Junior está sendo acusado de agredir fisicamente um rapaz que foi até sua residência para consertar um computador. Já o delegado Alarico Lopes da Rocha está sendo processado por eximir-se do cumprimento de suas funções durante a execução de um projeto social.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp