COTIDIANO
Embarcações serão proibidas no Jacaré a partir do final do mês
De acordo com o secretário de Turismo de Cabedelo, Omar Gama, a proibição no horário determinado foi pensada para a preservação do show.
Publicado em 16/01/2015 às 8:41 | Atualizado em 29/02/2024 às 10:29
Embarcações não poderão se aproximar da área que compreende o pôr do sol do Jacaré, em Cabedelo, entre as 16h e as 18h. A medida passará a valer a partir do fim deste mês e, de acordo com o secretário de Turismo de Cabedelo, Omar Gama, ela foi pensada para a preservação do show, que vinha sendo impedido pela presença das embarcações, e também da vida de Jurandir do Sax, artista que, com seu Bolero de Ravel, faz o fundo musical do ponto turístico.
Segundo o secretário de Turismo, a prefeitura vinha observando os problemas causados pela presença das embarcações há algum tempo e, agora, decidiu se unir à Capitania dos Portos para assegurar essa normatização. Para garantir que as embarcações não ultrapassem o limite que será estabelecido pela prefeitura, serão instaladas boias que impedirão o tráfego ao redor da canoa de Jurandir do Sax, de domingo a domingo.
“Os barcos estão se aproximando do Jurandir, colocando sua vida em risco e tirando a visão do pôr do sol. Queremos preservar o bucolismo do evento fazendo o balizamento com a delimitação da área onde as embarcações poderão parar, reordenando o trânsito do local. Atualmente, estamos em processo de confecção das boias e a previsão é de que até o fim de janeiro isso esteja implantado”, comentou.
Para delimitar a área de circulação das embarcações, a prefeitura de Cabedelo estabelecerá o local como uma área de show público por meio de um decreto. Com esse documento em mãos, a Capitania dos Portos iniciará as medidas para garantir a divulgação e fiscalização do cumprimento da norma, conforme o capitão de fragata da Capitania dos Portos da Paraíba, Valdinei Ciola.
“Nós iremos transformar essa medida em norma, que será divulgada em portaria para que as pessoas passem a respeitar como norma da marinha e da prefeitura. Nós iremos publicizar e, a partir do momento que for do conhecimento de todos, passaremos a autuar quem descumprir esse limite”, afirmou, acrescentando que, a partir do início das autuações, quem ultrapassar o limite estabelecido poderá ter sua embarcação apreendida.
O comandante ainda acrescentou que esse trabalho é uma parceria com as Secretarias de Turismo e do Meio Ambiente de Cabedelo, e um de seus principais objetivos é garantir a segurança e preservação do espetáculo. “A prefeitura pensa em preservar o show, nós temos o dever de preservar as vidas. Então esperamos que todos possam estar conscientes de que navegar rapidamente pelo local pode colocar vidas em risco”, finalizou.
Comentários