COTIDIANO
Encceja 2020: gabaritos são liberados no site do Inep
No total, são quatro gabaritos e quatro Cadernos de Questões do Encceja 2020 para o ensino fundamental e quatro gabaritos e quatro Cadernos de Questões para o ensino médio.
Publicado em 01/11/2022 às 11:39
Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os Cadernos de Questões do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020) estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No total, são quatro gabaritos e quatro Cadernos de Questões para o ensino fundamental e quatro gabaritos e quatro Cadernos de Questões para o ensino médio. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à área do conhecimento da prova que fez.
O Inep aplicou o Encceja 2020 no dia 29 de agosto, nas 27 unidades da Federação, em 622 municípios. O exame contou com provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante foi avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia. No caso do ensino médio, foram verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
O participante será considerado aprovado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Para atingir a proficiência em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, no ensino fundamental; e em linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio, o participante deverá obter, ainda, pontuação igual ou superior a 5 pontos na redação. Os resultados finais do exame serão divulgados em data ainda a ser definida. Encceja – A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Instituto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.
Comentários