COTIDIANO
Espanha deve ter recessão neste ano
Banco americano de investimentos Goldman Sachs projeta uma queda de 1,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol neste ano.
Publicado em 04/01/2012 às 8:00
Na melhor das hipóteses, a Espanha deve ter um crescimento nulo neste ano. Na pior, deve entrar em recessão, conforme projeções divulgadas ontem por duas influentes instituições financeiras. O banco americano de investimentos Goldman Sachs projeta uma queda de 1,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol neste ano.
Embora elogie as medidas de austeridade fiscal anunciadas pelo governo conservador de Mariano Rajoy, a equipe de analistas desse banco avalia que os cortes de gastos públicos e o aumento de impostos pouco devem contribuir para o crescimento econômico de um dos países mais ricos da zona do euro.
Os especialistas da Goldman Sachs também mostram preocupação com o tamanho do deficit público, que pode ultrapassar a casa dos 8% do PIB em 2011, conforme o próprio governo espanhol admitiu anteontem.
Antes do relatório do Goldman, a agência de avaliação de risco Fitch Ratings já havia revelado uma revisão de suas projeções a economia da Espanha. Em vez do crescimento de 0,5% previsto para este ano, a Fitch agora prevê um crescimento nulo.
Em comunicado divulgado ontem, a equipe de analistas mostra preocupação que "o endurecimento da crise da zona do euro, a deterioração do ambiente macroeconômico da Espanha e da Europa, e o incremento da volatilidade do mercado, bem como a aversão ao risco" afetem o setor bancário local, já bastante fragilizado com uma recente explosão de bolha imobiliária.
Comentários