COTIDIANO
EUA levarão anos para combater vazamento, diz Obama
'Contaminação é pior catástrofe ambiental que os EUA já viram', diz Obama. Presidente disse que fará empresa pagar pelo prejuízo e indenizar vítimas.
Publicado em 16/06/2010 às 7:29
Do G1
Os Estados Unidos levarão meses e até mesmo anos no combate ao que chamou de 'epidemia' provocada pelo vazamento do petróleo no Golfo do México, alertou o presidente americano, Barack Obama, esta terça-feira (15), afirmando ainda que mobilizará milhares de homens da Guarda Nacional para ajudar nesta batalha e que fará a petroleira britânica BP pagar pelos danos.
"Esta contaminação é a pior catástrofe ambiental que os Estados Unidos já viram. E diferente de um terremoto ou um furacão, não é um acontecimento pontual, que causa danos em questão de minutos ou em poucos dias", disse Obama em discurso à Nação.
A quantidade de petróleo que vaza "para o Golfo do México parece mais uma epidemia que nós combateremos durante meses e, inclusive, anos", acrescentou o presidente, que anunciou ter autorizado a mobilização de 17 mil homens da Guarda Civil para combater a maré negra e que contatou os governadores dos estados afetados pelo desastre para colocar estes homens para trabalhar prontamente.
No discurso, o presidente disse ainda que o vazamento de óleo é "o maior e mais doloroso desastre ambiental", e reforçou que a "hora de buscar formas de energias limpas para o futuro é agora".
Comentários