COTIDIANO
EUA suspendem busca de corpos
Secretário do Pentágono disse que comportamento da Coreia do Norte não corresponde ao exigido pela comunidade internacional.
Publicado em 22/03/2012 às 6:30
Os Estados Unidos suspenderam ontem as buscas dos restos dos soldados americanos mortos na Guerra da Coreia (1950-1953), devido ao aumento da tensão com as movimentações militares de Pyongyang anunciadas na semana passada.
"Suspendemos as buscas porque achamos que a Coreia do Norte não atuou de forma apropriada nos últimos dias e semanas e é importante que volte a mostrar as normas de comportamento pedidas pela comunidade internacional", disse o secretário de imprensa do Pentágono, George Little.
O anúncio foi feito um dia após ser confirmada a visita do presidente americano, Barack Obama, à zona desmilitarizada na fronteira entre as Coreias do Sul e do Norte no próximo domingo, em meio a uma cúpula internacional sobre segurança nuclear que acontecerá em Seul no fim de semana.
Na próxima segunda-feira, Obama se encontrará com o presidente chinês, Hu Jintao, durante as reuniões na capital sul-coreana.
CONVITE
Na última segunda-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica, um órgão da ONU (AIEA) recebeu um convite para visitar a Coreia do Norte, de onde seus inspetores foram expulsos pela segunda vez há três anos.
Com o convite, a Coreia do Norte parece sinalizar a seriedade da moratória nuclear selada no mês passado com os EUA - anúncio que foi posto em xeque na sexta-feira pelo anúncio de que o regime comunista norte-coreano pretende disparar um foguete.
A AIEA, que tem como missão principal evitar a proliferação de armas nucleares, disse que recebeu o convite de Pyongyang na sexta-feira.
O porta-voz Gill Tudor disse que os detalhes da visita ainda não foram definidos, e devem ser discutidos com a Coreia do Norte e com outros países envolvidos.
Comentários