icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

EUA vão facilitar emissão de visto para brasileiros

Brasileiros considerados de baixo risco poderão ser dispensados da entrevista.

Publicado em 20/01/2012 às 8:00


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem, em discurso na Disney, na Florida, que brasileiros considerados de baixo risco poderão ser dispensados da entrevista, que hoje é necessária para obter visto de entrada nos EUA. Isso poderá valer para brasileiros que pedem renovação de visto de não imigrante e já passaram por uma entrevista no passado.

A opção também poderá ser disponibilizada para vistos a "certas categorias" de jovens ou idosos que pedem o documento pela primeira vez. O governo dos EUA não detalhou "certas categorias".

Chineses também serão incluídos nesse programa. "Os EUA estão abertos. Queremos dar boas-vindas aos visitantes aos negócios e ser o destino turístico número um no mundo", disse o presidente em discurso. As medidas foram anunciadas em plena corrida eleitoral para presidente.

AUMENTO DE VISITAS
Segundo o consulado em São Paulo, em 2011 foram emitidos quase um milhão de vistos no Brasil, um aumento de 57% sobre o volume de 2010. A estimativa é que, em 2012, haja aumento de 30%. O órgão diz que o Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos EUA.

Neste ano, os EUA enviarão mais de 50 funcionários para os postos brasileiros.

Obama também anunciou ontem a intenção de elevar em 40% neste ano a capacidade de atendimento das autoridades consulares no Brasil e na China. O presidente deverá receber em 90 dias um detalhamento da nova estratégia nacional para o turismo.

Ele pediu a órgãos de governo que apresentem plano para expandir o programa Visa Waiver, que dispensa o visto a pessoas de certos países. Outra meta é que as entrevistas para os vistos sejam agendadas em até três semanas para 80% dos pedidos feitos por não imigrantes.

Para quem solicitava pela primeira vez um visto de turismo ou negócios em São Paulo, o tempo de espera era de 76 dias hoje. Em Recife, a espera chegava a 49 dias, em Brasília, 18 e, no Rio de Janeiro, 13. Esse prazo varia.

A crescente demanda por vistos fez com que consulados em Brasília e em São Paulo passassem a atender ao público também aos sábados. Neste ano, serão feitos 12 mutirões na embaixada e nos consulados dos EUA no país.

Em 2011, foram processados 944.868 vistos no Brasil, aumento de 51% ante 2010, segundo o consulado em São Paulo. A projeção é que haja crescimento de 274% no número de brasileiros até 2016 (na comparação com 2010).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp