COTIDIANO
EUA vão facilitar emissão de visto para brasileiros
Brasileiros considerados de baixo risco poderão ser dispensados da entrevista.
Publicado em 20/01/2012 às 8:00
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem, em discurso na Disney, na Florida, que brasileiros considerados de baixo risco poderão ser dispensados da entrevista, que hoje é necessária para obter visto de entrada nos EUA. Isso poderá valer para brasileiros que pedem renovação de visto de não imigrante e já passaram por uma entrevista no passado.
A opção também poderá ser disponibilizada para vistos a "certas categorias" de jovens ou idosos que pedem o documento pela primeira vez. O governo dos EUA não detalhou "certas categorias".
Chineses também serão incluídos nesse programa. "Os EUA estão abertos. Queremos dar boas-vindas aos visitantes aos negócios e ser o destino turístico número um no mundo", disse o presidente em discurso. As medidas foram anunciadas em plena corrida eleitoral para presidente.
AUMENTO DE VISITAS
Segundo o consulado em São Paulo, em 2011 foram emitidos quase um milhão de vistos no Brasil, um aumento de 57% sobre o volume de 2010. A estimativa é que, em 2012, haja aumento de 30%. O órgão diz que o Brasil é hoje o quinto país que mais envia visitantes aos EUA.
Neste ano, os EUA enviarão mais de 50 funcionários para os postos brasileiros.
Obama também anunciou ontem a intenção de elevar em 40% neste ano a capacidade de atendimento das autoridades consulares no Brasil e na China. O presidente deverá receber em 90 dias um detalhamento da nova estratégia nacional para o turismo.
Ele pediu a órgãos de governo que apresentem plano para expandir o programa Visa Waiver, que dispensa o visto a pessoas de certos países. Outra meta é que as entrevistas para os vistos sejam agendadas em até três semanas para 80% dos pedidos feitos por não imigrantes.
Para quem solicitava pela primeira vez um visto de turismo ou negócios em São Paulo, o tempo de espera era de 76 dias hoje. Em Recife, a espera chegava a 49 dias, em Brasília, 18 e, no Rio de Janeiro, 13. Esse prazo varia.
A crescente demanda por vistos fez com que consulados em Brasília e em São Paulo passassem a atender ao público também aos sábados. Neste ano, serão feitos 12 mutirões na embaixada e nos consulados dos EUA no país.
Em 2011, foram processados 944.868 vistos no Brasil, aumento de 51% ante 2010, segundo o consulado em São Paulo. A projeção é que haja crescimento de 274% no número de brasileiros até 2016 (na comparação com 2010).
Comentários