COTIDIANO
Evento oferece 200 palestras para quem deseja começar a empreender
Atitudes empreendedoras em tempos de crise e como formalizar seu pegueno negócis são alguns dos temas das palestras do evento.
Publicado em 02/05/2016 às 10:36
Cerca de 200 palestras e capacitações, além de consultorias e orientações, serão oferecidas aos empreendedores de todo o Estado durante a programação da 8ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que será realizada entre esta segunda-feira (2) e o próximo sábado (7) em 39 cidades do Estado. Durante o evento, serão esclarecidas dúvidas sobre formalização, regularidade fiscal e benefícios, entre outros assuntos de interesse do microempreendedor. Em João Pessoas, as atividades acontecem no Shopping Sul, nos Bancários, no período da tarde e da noite. Para participar das oficinas e palestras, basta levar, no dia do evento, 1kg de alimento não perecível.
Os microempreendedores individuais integram categoria de empresa que fatura, no máximo, R$ 60 mil por ano, e atuam em diversos ramos de atividades, como ambulantes, artesãos, vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, jardineiros e encanadores. De acordo com a Receita Federal, dos mais de 127 mil pequenos negócios no Estado, 66% são MEI (mais de 84 mil. Por dia, nos últimos 12 meses, houve 42 formalizações de MEI no Estado. De abril de 2015 a abril de 2016, esta categoria empresarial cresceu cerca de 22,5%.
De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, durante semana de mobilização nacional, os empreendedores poderão buscar orientações para fortalecer seu empreendimento ou mesmo começar um novo negócio. “Estamos na 8ª edição da Semana do MEI e este já é um evento consolidado no Estado. Oferecemos aos microempreendedores individuais capacitações por meio de oficinas, levando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios. Os produtos e serviços do Sebrae ajudam o microempreendedor individual a ser lucrativo e aumentar a chance de sucesso como empresário”, disse.
Capacitação e obrigações legais
Além das palestras com informações sobre as obrigações legais do MEI e a importância da formalização desses negócios, a Semana do MEI também investe nas capacitações e oficinas SEI (Sebrae Empreendedor Individual), onde serão trabalhadas formas de transformar a crise econômica em oportunidade de crescimento, a importância dos elementos que envolvem o processo de compras para assegurar os melhores resultados no negócio e como ampliar as vendas utilizando os componentes de marketing.
Em João Pessoa e Campina Grande
Em João Pessoa, a programação será no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, zona sul da cidade. No primeiro dia do evento (2), serão realizadas as oficinas Visual de Loja (15h às 17h30) e Boas Práticas no Serviço de Alimentação (19h às 21h30). Já no dia seguinte, o evento conta com as palestras A Legalização do MEI (10h às 12h) e Atitudes Empreendedoras em Tempos de Crise (19h às 21h), além da oficina Declaração Anual de Rendimentos do MEI (14h às 17h). A programação segue até o dia 7, com palestras e oficinas nas áreas de controle de finanças, vendas e formalização dos negócios.
Já na cidade de Campina Grande, a palestra que abre o evento é a “Começar Bem”, onde será apresentado o passo a passo para a formalização de pequenos empreendimentos. No dia 4, a oficina “SEI Controlar Meu Dinheiro” auxilia a compreender a utilização do controle de caixa no dia a dia empresarial, reconhecendo a importância de se efetuar o controle diário de entradas e saídas da empresa e elaborar o controle diário de entradas e saídas.
Outras cidades
Participam desta edição as cidades de João Pessoa, Bayeux, Cajazeiras, São José de Piranhas, Poço José de Moura, Campina Grande, Araruna, Cuité, Nova Floresta, Sossêgo, Picuí, Solânea, Dona Inês, Baraúna, Pedra Lavrada, Guarabira, Belém, Araçagi, Itaporanga, Piancó, Coremas, Conceição, Monteiro, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Coxixola, Caraúbas, Serra Branca, Amparo, Ouro Velho, Prata, São José dos Cordeiros, Patos, Pombal, Sousa e Uiraúna.
Comentários