icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Gravidez também pode ser sinônimo de estilo e conforto

Em uma das fases mais importantes da vida da mulher, é possível se vestir bem sem deixar de lado as preocupações com a saúde, tanto da mãe quanto do bebê.

Publicado em 10/05/2015 às 12:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:18

O período de gestação é um momento intenso que acarreta grandes mudanças às mulheres, por isso,as constantes transformações corporais exigem um guarda-roupa versátil e confortável. A ideia é montar looks práticos para suprir as necessidades diárias durante os nove meses.

Pensando nas futuras mamães, nas dúvidas, e de como adaptar os looks a cada modificação corporal, escolhemos esse tema para abordar na reportagem especial do Dia das Mães do caderno Estilo.

As primeiras compras, a quantidade de peças que se deve adquirir, os tamanhos mais indicados para cada etapa da gestação, tipos de roupas que poderão ser reaproveitadas. São muitas as dúvidas das mamães de primeira viagem.

A dificuldade é explicada justamente pela barriguinha que começa a aparecer, os quadris mais largos, quilos a mais e outros fatores que podem influenciar no caimento das roupas.

De acordo com a estilista e consultora de moda Isadora Cavalcanti, grávida de seis meses do pequeno Dimitri, o principal equívoco das mamães grávidas é justamente usar roupas apertadas.

“Dependendo do corpo da grávida alguns vestidinhos mais justos até ficam bem, mas é uma fase em que a mulher procura se sentir mais confortável. É claro que ninguém vai sair por aí vestindo um lençol, mas jeans justos, ou peças com shapes que apertem a barriguinha não fazem bem ao look nem ao bebê”, recomendou.

Quando descobrem a gravidez, a maioria das mulheres quer logo montar os looks que possam acomodá-las com o barrigão. Muitas compram peças em tamanhos grandes e acabam não usando todas nem durante a gestação, e muito menos depois.

Uma dica da especialista é separar no guarda-roupa peças que possam ser utilizadas nos primeiros meses, antes da barriguinha começar a aparecer de fato. “Quando eu estava pensando em engravidar, fiz uma faxina no meu guarda-roupa e separei diversas peças mais soltinhas", lembrou.

Outra dica de Isadora é procurar roupas nas lojas de departamento, onde é possível montar looks confortáveis e estilosos. “Se você não tiver como fazer essa seleção no seu guarda-roupa e tiver mesmo que comprar, uma boa dica é só começar a comprar a partir do terceiro mês. Opte por peças mais básicas ou que possam conversar entre si para que você possa montar vários looks com poucas peças”, mencionou.

Cores neutras e estampas
Em se tratando de roupa, conforto é a palavra de ordem para as grávidas. Pensando nisso, é preciso também levar em conta o clima da região e também do ambiente onde a gestante passa a maior parte do dia, como o local de trabalho.

A estilista Isadora Cavalcanti lembra que devem andar juntos no look das mamães. Ela exemplifica o clima da região Nordeste, onde as temperaturas mais altas são praticamente constantes, o que pode influenciar na temperatura do corpo durante a gestação. Para as mamães daqui o uso de roupas pesadas ou muitas sobreposições não deve ser a escolha diária das grávidas.

“Pode-se optar por vestidinhos mais soltos e com caimento, se tiver mangas que elas sejam mais fluídas, calças em malha ou viscose, pois estes materiais têm mais leveza e refletem menos o calor”, complementou a estilista.

Batas em algodão com leggins e jeans mais leve, com a cintura em malha são opções para montar looks casuais, além de não incomodar a evolução da barriguinha. As cores também podem influenciar na composição do visual da gestante. Os tons escuros e neutros podem equilibrar o visual da silhueta, já as cores mais vivas ou estamparias podem ajudar a destacar o volume.

“Para as gestantes também valem aquelas regrinhas já conhecidas: as mulheres que naturalmente já são mais exuberantes em suas formas devem evitar estampas grandes e cores muitos fortes ou claras demais nas regiões onde podem causar aumento de volume”, destacou.

É bom lembrar que looks em cores mais escuras sempre caem melhor à noite ou em ocasiões mais formais, já as cores mais vibrantes e estampas são usadas mais diuturnamente. Contudo, prevalece o bom gosto da mamãe. “Acredito que uma boa dica é o estilo de vida e o estilo pessoal de cada grávida. Assim fica mais fácil elencar um guarda-roupa adequado às necessidades de cada mamãe”, concluiu a estilista.

Da academia ao trabalho
A mãe moderna trabalha, estuda, pratica exercícios e precisa ter ao alcance roupas que facilitem as atividades diárias. “Para o trabalho, algumas empresas que confeccionam fardamento já disponibilizam para as mulheres gestantes um uniforme específico para este período. Mas se a mamãe em questão não trabalha em uma empresa que adote este sistema, ela pode optar por calças em um tom de jeans mais escuro com a cintura adaptável à barriguinha”, explicou Isadora Cavalcanti.

Para compor o look do trabalho a dica é usar sapatos mais confortáveis, blusas soltinhas, camisetas sociais, batas e abusar de terninhos e cardigãs, enquanto a silhueta permitir. “Outra dica é usar essas peças sobrepostas aos vestidinhos nos joelhos ou longos”, frisou a estilista.

Conforme a consultora de moda, se a ideia é passear, vale praticamente tudo. Vestidinhos em diversos comprimentos, macacões, shorts ou calças com batinhas e caftãs. Já na hora de se exercitar é preciso imperar o conforto. A maioria das gestantes recorre aos exercícios com um impacto menor, como pilates, ioga, exercícios aeróbicos leves, corrida.

“Seja qual for o exercício, a mamãe deve optar sempre por roupas que lhe deem liberdade de movimentos e conforto, como as leggings, camisetas mais largas e tops com uma sustentação mais reforçada para a região dos seios, um bom tênis e bastante disposição”, complementou Isadora Cavalcanti.

A sensualidade também deve estar presente nos looks das mamães. A proposta é formar looks mais ousados, porém sem tirar o 'ar angelical' que essa fase traz para qualquer mulher. A ousadia e a sensualidade podem ser explorados em peças um pouco mais curtinhas ou em decotes que valorizem o colo.

“Já que durante a gravidez os seios ficam mais exuberantes. Pra não cair na vulgaridade vale a dica de sempre que alguma parte do corpo ficar mais à mostra, as demais devem ficar escondidas”, explicou a especialista em moda. E para as gestantes que não sabem o que fazer com as roupas que usaram durante o período da gestação vale lembrar que é possível reaproveitar as peças de grávida.

Segundo a especialista, dá para continuar usando quase tudo, já que depois que o bebê nasce vem a fase da amamentação, pós operatório e tudo isso requer roupas com o mesmo conforto. “Se a mulher ganhou ou perdeu muito peso durante e depois da gestação, aí vale recorrer ao auxílio de uma boa costureira para fazer alguns ajustes e assim ela não precisará fazer logo de cara um novo guarda-roupa”, ressaltou Isadora Cavalcanti.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp