COTIDIANO
Grécia adia anúncio de novo premiê
George Papandreou oficializou sua renúncia, mas nome do novo premiê só deve ser divulgado após nova reunião entre chefes de partidos.
Publicado em 10/11/2011 às 8:00
O nome do novo primeiro-ministro grego não será anunciado antes de hoje e haverá uma nova reunião entre os chefes dos partidos políticos a pedido do presidente da República, afirmou a Presidência em comunicado. O encontro foi cancelado após o premiê George Papandreou oficializar sua renúncia, e, ao lado do líder da oposição, Antonis Samaras, ter dado início a negociações com o presidente, Karolos Papoulias, para a formação de um novo governo de união.
A reunião iniciada ontem à noite com os dirigentes do partido socialista e do conservador na casa de Papoulias, para a nomeação de um primeiro-ministro, será retomada hoje pela manhã. Mais cedo nesta quarta-feira, Papandreou anunciou em discurso na TV que renuncia, mas não disse quem vai ficar no seu lugar.
No anúncio, ele afirmou ainda que a Grécia fará "tudo o que for necessário" para continuar membro da zona do euro e demonstrará ao mundo que é um país capaz de se manter unido, apesar da crise econômica e financeira que enfrenta atualmente.
Ele explicou que sua decisão de pedir demissão oficialmente tem o intuito de facilitar o caminho para o novo governo de coalizão nacional, que deve comandar o país até as eleições programadas para o dia 19 de fevereiro. "Eu gostaria de desejar todo o sucesso para o novo primeiro-ministro e, claro, para o novo governo. Estarei ao lado deles e os apoiarei", disse.
Comentários