COTIDIANO
Hospital Santa Isabel ganha base descentralizada do Samu
Objetivo é oferecer um atendimento mais rápido à população, respeitando a ordenação dos fluxos das urgências através de uma grade de serviços regionalizada e hierarquizada.
Publicado em 26/08/2014 às 8:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 10:54
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregará nesta terça-feira a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), localizada no Hospital Santa Isabel. O objetivo é oferecer um atendimento mais rápido à população, respeitando a ordenação dos fluxos das urgências através de uma grade de serviços regionalizada e hierarquizada.
Com um investimento total de R$ 148 mil, a nova base comporta até duas ambulâncias e é dividida em oito ambientes, com estacionamento, sala de utilidades e expurgo, depósito para material de limpeza, banheiro, almoxarifado, repouso, sala de estar e copa.
Ainda, junto com a entrega da nova base, será entregue à população mais seis motolâncias, totalizando 12 equipamentos para atender a população, que proporcionará mais agilidade e rapidez no deslocamento, contribuindo na diminuição no tempo resposta dos socorros.
“A importância das bases descentralizadas é diminuir o tempo resposta, que é de 20 minutos dependendo da localização do chamado. Com as reformas e entregas das unidades do Samu, o tempo de atendimento chegará a 10 minutos, considerado ideal pelo Ministério da Saúde”, destacou o diretor-geral do Samu, Márcio Ferreira.
Atualmente, além da sede administrativa, a prefeitura de João Pessoa conta com cinco bases descentralizadas situadas na Subprefeitura de Tambaú, UPA Oceania, Cais Cruz das Armas, Cais Mangabeira e a base descentralizada da UPA Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo.
As 12 unidades de suporte básico de saúde (USB) do Samu cobrem a região metropolitana de João Pessoa, com bases descentralizadas em Mangabeira, Cruz das Armas, Centro, Cabo Branco e Manaíra. Já as cinco unidades de suporte avançado (USA) atendem a área metropolitana da capital e ficam todas na base do Samu, no Centro Administrativo Municipal (CAM).
As unidades de suporte avançado são tripuladas por uma equipe composta de um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.
Comentários