icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

IBGE revela que PB ocupa 3º lugar no ranking de fumantes no Brasil

Pesquisa do IBGE revelou que 20,2% dos paraibanos com 15 anos ou mais são fumantes. De acordo com a pesquisa, o índice de não fumantes expostos a fumaça do tabaco também é alto.

Publicado em 28/11/2009 às 8:15

Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba

A Pesquisa Especial de Tabagismo divulgada nesta quinta-feira(27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 20,2% dos paraibanos com 15 anos ou mais são fumantes, colocando o Estado em terceiro lugar no ranking nacional do tabagismo.

Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e são referentes ao ano de 2008.De acordo com o levantamento, cerca de 568 mil paraibanos fumavam em 2008. Dos paraibanos fumantes, 51,2% deles afirmaram que estão tentando parar de fumar.

É o caso da psicóloga Evanilda Miranda de Brito. Ela contou que por várias vezes já tentou parar de fumar, mas não conseguiu. “Eu fumo cerca de duas carteiras de cigarro por dia. Já tentei vários métodos para parar de fumar mas não consegui. Já usei piteira, adesivos e remédios, mas não consegui parar de jeito nenhum”, afirmou a psicóloga, que contou que por causa do cigarro ela desenvolveu edemas na garganta.

O índice de tabagismo registrado na Paraíba ficou bem acima do percentual nacional de 17,2%. No Nordeste, o percentual registrado foi 17,8%. O Estado com a maior concentração de fumantes foi o Acre (22,1% da população), seguido do Rio Grande do Sul (20,7%). O Estado com a menor concentração de fumantes foi Sergipe (13,1%).

A gerente do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lourdes de Fátima Sousa, informou que a SES possui um programa de controle do tabagismo e que médicos e enfermeiros estão sendo capacitados para o acompanhamento e tratamento de fumantes. “Estamos seguindo todas as orientações do Instituto Nacional do Câncer. Atualmente onze municípios já fazem parte da rede especializada de combate ao tabagismo e recentemente capacitamos mais 100 profissionais para estender esta rede de atendimento”, destacou Lourde Sousa.

Dos 568 mil fumantes da Paraíba, 497 mil afirmaram que fumam diariamente enquanto que apenas 71 mil disseram que só usam os derivados do tabaco ocasionalmente. Quando observado o percentual de fumantes diários, a Paraíba ficou com o 5º lugar nacional, com o percentual de 16,1% da população. O Estado com o maior percentual foi o Rio Grande do Sul (18,4%) e o de menor percentual foi o Amapá (8,2%). O índice nacional é de 14,5%.

A pesquisa divulgada pelo IBGE revela ainda que a maioria dos fumantes no Estado são homens e fumam diariamente. Em 2008, 349 mil paraibanos usavam algum derivado do tabaco, o que representa 26,1% da população masculina do Estado. Em contrapartida, as paraibanas fumantes somam 219 mil, 14,9% das mulheres que vivem no Estado.

Uma outra questão relevante na pesquisa é a quantidade de paraibanos que afirmaram ter ficado expostos à fumaça nos 30 dias anteriores ao levantamento de dados. Na ocasião, 22,9% da população disse ter ficado exposta à fumaça, destes 20,2% eram não fumantes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp