COTIDIANO
Idosos usam benefício em ônibus interestadual para viajar no fim de ano
Gratuidade no transporte público é garantido pelo Programa Passe Livre. Idoso que recebe até dois salários mínimo pode solicitar o benefício.
Publicado em 20/12/2009 às 16:43
Da Agência Brasil
Neste fim de ano, muitos idosos poderão viajar e rever parentes que moram em cidades distantes de forma gratuita por meio do Programa Passe Livre - que garante ao idoso que recebe até dois salários mínimo o direito de solicitar o transporte gratuito em ônibus interestadual.
O supervisor de vendas do Grupo Amaral, Leonor Lopes, disse neste domingo (20) que os dois assentos reservados aos idosos estão sendo usados em quase todas as linhas e destinos. “É raridade sair um [ônibus] sem [preencher esses lugares]”, disse. “Tem sido muito procurado”, acrescentou.
O aposentado Abel Pereira Marques estava procurando passagem para viajar a Padre Bernardo (GO) e iria solicitar a passagem gratuita. “Sempre que precisei [da passagem gratuita] consegui”, disse.
João Sabino do Nascimento Neto, também aposentado, tentou conseguir uma passagem para Valença (PI) para ver a família no Natal. “Eles estão dando [a passagem gratuita], mas eu quero ir no dia 23 e nessa empresa só tem vaga para o dia 25. Pra mim, não adianta”, explicou.
Ele disse que iria procurar outra empresa que tivesse vaga na data que precisa, mas se não conseguisse iria desistir da viagem.
O benefício da passagem gratuita em ônibus interestaduais é válida desde 2003, com a promulgação do Estatuto do Idoso. Para conseguir o benefício, o idoso deve apresentar a carteirinha do Programa Passe Livre e um documento de identidade. Caso não tenha a carteirinha do programa, deve apresentar um documento de identidade e o comprovante de renda do Intituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Comentários