COTIDIANO
João Pessoa registra acúmulo de lixo por impasses no serviço de limpeza urbana
Emlur atribuiu acúmulo de lixo à paralisação de funcionários.
Publicado em 14/04/2021 às 16:12 | Atualizado em 14/04/2021 às 21:08
Ruas de vários bairros de João Pessoa amanheceram cheias de lixo, nesta quarta-feira (14). O transtorno foi provocado pelo impasse da rescisão de contratos da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) com empresas terceirizadas que prestavam o serviço de colete na cidade.
A Emlur alega que a prefeitura trabalhava com três equipes de empresas terceirizadas, e uma equipe de funcionários da própria prefeitura. Os contratos com as empresas terceirizadas foram suspensos por descumprimento de termos, e apenas a equipe da própria prefeitura segue recolhendo o lixo da cidade, segundo a Emlur.
Na terça-feira (13), o superintendente da Emlur participou de uma reunião com representantes do sindicato dos trabalhadores que tiveram seus contratos rescindidos, e ficou acordado que o Ministério Público do Trabalho (MPT) deverá prosseguir acompanhando a situação.
A Emlur também alegou que o acúmulo de lixo é consequência da paralisação realizada por trabalhadores na última segunda-feira (12). Funcionários de outros setores da prefeitura estão auxiliando a equipe que restou na limpeza da cidade.
Um projeto para contratação de novos profissionais terceirizados foi aberto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A previsão é que até a próxima sexta-feira (16) o processo seja concluído, permitindo a abertura de licitação para contratação imediata de novos prestadores de serviço.
Comentários