COTIDIANO
Justiça Federal usa robô para digitalizar 2,7 mil processos até 19 deste mês
Publicado em 06/12/2019 às 19:11 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:09
Ferramenta vai agilizar digitalização de processos em tramitação nas Varas da Justiça Federal no Estado
A Justiça Federal na Paraíba criou um robô capaz de migrar, em um espaço curto de tempo, os dados dos processos físicos que ainda estão no sistema 'Tebas' para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O software também é capaz de inserir a movimentação do 'Tebas' nos processos sobrestados (aqueles arquivados ou suspensos). Atualmente tramitam na Justiça Federal paraibana 2,7 mil processos físicos, que serão digitalizados pelo robô até o dia 19 deste mês.
Quando os processos físicos da Justiça Federal começaram a ser digitalizados as Varas Federais no Estado armazenavam 52,9 mil processos. O robô tem a finalidade de otimizar e agilizar as tarefas repetitivas.
"A criação dessa ferramenta de automação retrata parte das iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Escritório de Inovação. O trabalho que hoje é realizado por um servidor no tempo de três minutos, agora será concretizado, de forma automática e ininterrupta, em menos de 30 segundos com o uso do software”, ressaltou o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva.
Segundo o diretor do Núcleo Judiciário, Ricardo Correia, a utilização do robô também possibilitará, "de forma quase imediata, a migração do acervo de aproximadamente 10 mil Execuções Fiscais em meio físico sobrestadas (arquivadas e suspensas), permitindo que até o dia 19 de dezembro a Seccional esteja 100% digital”.
Comentários