icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

ONU condena invasão a embaixada do Reino Unido ameaça retaliação

Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou ontem a invasão por manifestantes em dois complexos da embaixada britânica em Teerã, no Irã.

Publicado em 30/11/2011 às 8:00

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou ontem a invasão por manifestantes em dois complexos da embaixada britânica em Teerã, no Irã. "Os membros do Conselho de Segurança condenam com veemência o ataque à embaixada do Reino Unido em Teerã, que resultou em ofensas às premissas diplomáticas, causando sérios danos", disse o embaixador de Portugal na ONU, José Filipe Moraes Cabral.

A nota foi aprovada por unanimidade pelos 15 países-membros do conselho, inclusive a Rússia e a China. Cabral é o presidente rotativo do conselho durante o mês de novembro. A União Europeia (UE) também condenou o ataque à embaixada. A porta-voz da chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, disse que a ação foi "uma incursão totalmente inaceitável".

"É com muita preocupação que soubemos que as premissas da Embaixada do Reino Unido em Teerã foram desrespeitadas pelos manifestantes. "Nós condenamos a ação e pedimos que o governo iraniano cumpra com a obrigação internacional de proteger diplomatas em embaixadas", disse a porta-voz de Ashton, Maja Kocijancic.

PROTESTOS
Após invadirem por três vezes a Embaixada do Reino Unido em Teerã ontem, estudantes foram forçados pela polícia a deixar o local em meio aos protestos contra as novas sanções à República Islâmica aprovadas por Londres. Autoridades do Reino Unido alertaram que a invasão da embaixada britânica foi "inaceitável" e terá "graves consequências"
Segundo vários meios de comunicação iranianos, a situação na área da embaixada britânica, situada no norte da capital iraniana, se normalizou por volta das 20h15 locais (14h45 de Brasília), quando os agentes investiram contra os estudantes, que haviam iniciado sua concentração em frente à representação diplomática às 14h de ontem (8h30 de Brasília).

Segundo relatos, o grupo composto em sua maioria por militantes estudantis retiraram a bandeira britânica do haste, colocaram fogo nela e subiram a bandeira nacional do Irã no lugar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp