COTIDIANO
Operação descobre fraude na emissão de carteiras de habilitação
Uma mulher suspeita de envolvimento na fraude foi presa durante a operação, realizada na tarde da terça-feira (3).
Publicado em 04/07/2012 às 8:00
Um esquema que facilitava a retirada de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi descoberto durante a tarde de ontem em uma operação comandada por equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba. A ‘Operação Imagem’ foi realizada nas cidades de Bayeux e Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, e resultou na prisão de uma mulher acusada de envolvimento na fraude.
O corregedor geral do Detran, Walber Virgulino, explicou que há seis meses a corregedoria do órgão recebeu denúncias de que um grupo estaria fraudando o processo de emissão de CNH nas unidades do Detran da capital e de Campina Grande. Segundo o corregedor, os ‘clientes’ procuravam uma mulher conhecida como ‘Rosa do Detran’ e entregavam cópias dos documentos pessoais que eram repassadas a outros dois funcionários do órgão envolvidos no esquema. “Essa mulher se passava por uma despachante não credenciada e recebia dinheiro das pessoas para facilitar a retirada das carteiras”, completa.
Ainda segundo Walber Virgulino, a acusada revelou em depoimento que além dela e dois funcionários do Detran, mais uma pessoa e um policial militar reformado também integrariam o grupo. Além disso, duas autoescolas de Campina Grande, que foram fechadas na ‘Operação Medusa’, em maio do ano passado, estariam envolvidas no esquema. O corregedor acrescentou ainda que vai pedir o descredenciamento das autoescolas participantes da fraude.
Cópias de documentos pessoais, CNHs e comprovantes de matrícula de alunos das autoescolas foram apreendidos com a acusada. A mulher foi presa em flagrante na cidade de Bayeux e levada para a delegacia de Santa Rita, onde prestou depoimento e foi liberada. A corregedoria do Detran já identificou os outros envolvidos e está à procura dos acusados.
Comentários