COTIDIANO
Paraíba reduz intervalo para dose de reforço contra Covid-19
Redução já estava em vigor na capital, medida se estende, agora, para o restante do estado.
Publicado em 20/12/2021 às 17:43
A Paraíba reduziu, nesta segunda-feira (20), o intervalo para aplicação da dose de reforço contra Covid-19. O período entre a segunda dose e o reforço será, a partir de agora, de 4 meses. A recomendação para antecipar a aplicação em maiores de 18 anos foi publicada em uma nota técnica. A estratégia é uma orientação do Ministério da Saúde e tem o intuito de conter a variante ômicron.
O Ministério da Saúde também recomendou uma quarta dose para todos os indivíduos imunocomprometidos. A nota técnica destaca, ainda, a administração de dose de reforço (segunda dose) de vacina Janssen em pessoas com mais de 18 anos, com exceção das gestantes e mulheres no pós parto.
A segunda aplicação deve ser feita com o mesmo imunizante, no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses. Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.
João Pessoa já tinha feito a antecipação entre segunda dose e o reforço no último dia 10 de dezembro. Na ocasião, a Saúde da Paraíba chegou a discordar da decisão municipal.
Comentários