COTIDIANO
Passeata reúne 1.500 refugiados tibetanos nas ruas do Nepal
Mais de 1.500 refugiados tibetanos participaram de uma passeata pacífica contra o governo chinês pelas ruas de Katmandu, sem registro de detenções.
Publicado em 24/08/2008 às 14:40
Do G1
Mais de 1.500 refugiados tibetanos participaram neste domingo (24) de uma passeata pacífica contra o governo chinês pelas ruas de Katmandu, sem registro de detenções.
Apesar disso, a polícia apreendeu bandeiras tibetanas das mãos de alguns manifestantes e fez com que estes tirassem camisetas com as inscrições "Longa Vida a Sua Santidade o Dalai Lama", segundo um ativista tibetano que se identificou como Tenzing.
Os manifestantes que não tivessem outra peça de roupa para se cobrir recebiam a recomendação dos oficiais para que vestissem as camisetas com frases de apoio ao dalai lama ao contrário.
Os ativistas, que levavam ainda um cartaz que pedia para "que a paz prevaleça no mundo", percorreram os dez quilômetros de estrada que separa os templos budistas de Boudhanath, no nordeste de Katmandu, e Swayambhunath, no noroeste da capital.
Após a revolta registrada no Tibete em março último, ocorreram freqüentes manifestações de solidariedade por parte de exilados tibetanos na capital do Nepal, com a maioria delas terminando com centenas de detenções.
Comentários