icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Pesquisa aponta João Pessoa e Campina entre as melhores cidades para criar filhos

Pesquisa analisou fatores como saúde, educação, bem-estar, segurança e políticas públicas para montar o ranking.

Publicado em 04/03/2015 às 8:09 | Atualizado em 20/02/2024 às 17:54

João Pessoa e Campina Grande estão entre as 100 melhores cidades do Brasil para se criar filhos. A pesquisa, elaborada pela empresa de consultoria Delta Economics & Finance/América Economia, divulgada na última segunda-feira (2), analisou 48 fatores para montar o ranking, como saúde, educação, bem-estar, segurança e políticas públicas. Conforme o estudo, nenhuma das cidades conseguiu atingir o máximo de pontos (80% dos pontos possíveis) e ainda deixam a desejar nos dois últimos quesitos considerados.

O ranking é composto pelos 100 municípios mais populosos do país, ou seja, que possuem mais de 260 mil habitantes. A cidade que mais se aproximou do parâmetro máximo da pesquisa foi Florianópolis (SC), que conseguiu 76% do total de pontos e nota final de 36,52. A capital paraibana aparece na 52ª colocação, com 57,51% do total de pontos e nota 27,61. Os dados da cidade que lidera o ranking foram utilizados como parâmetros para verificar as condições dos demais municípios. Comparando-se os dados de Florianópolis com João Pessoa, a capital paraibana obteve os resultados menos favoráveis nos quesitos do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e segurança pública. Mas aparece no ranking como a terceira melhor do Nordeste, ficando atrás de Natal (45ª) e Recife (49ª).

Quanto ao IDHM, João Pessoa conseguiu 0,51 pontos, metade do conquistado por Florianópolis. No quesito segurança, a nota da capital paraibana foi de 0,76, enquanto que a primeira colocada ficou com 1,79. Já Campina Grande, que ficou na 78ª colocação e obteve nota 23,47, ficou com o IDHM de 0,25 e 1,18 com relação à segurança pública.
“As variáveis consideradas foram as que estão relacionadas ao melhor ambiente para o desenvolvimento da criança. Porém, a maioria das cidades deixou a desejar em questões como segurança e políticas públicas para as mulheres”, explicou uma das sócias da consultoria Delta Economics & Finance.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp