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COTIDIANO

Pesquisa Ibope aponta José Serra com 36% e Dilma Roussef com 29%

Pesquisa foi encomendada pelo jornal Diário do Comércio. Segundo o jornal, a pesquisa mostra que Serra venceria um segundo turno.

Publicado em 21/04/2010 às 15:35

Do G1

O jornal Diário do Comércio divulgou nesta quarta-feira (21) o resultado da Pesquisa Ibope encomendada por eles sobre intenção de votos para presidente. A pesquisa aponta o candidato do PSDB, José Serra com 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff, do PT, com 29%. Os sete pontos percentuais que os separam eram cinco na pesquisa anterior do mesmo instituto (35% a 30%).

Segundo o jornal, o levantamento mostra os pré-candidatos Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva, do PV, empatados em terceiro lugar, com 8%. Em um possível segundo turno, Serra venceria com 46% dos votos e Dilma teria 37%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 18 de abril com 2002 entrevistados em 141 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha

Na pesquisa Datafolha divulgada no dia 17 de abril, Serra tinha 38% das intenções de votos na corrida presidencial, e Dilma 28%. Uma diferença de 10 pontos percentuais.

No fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%, segundo o mesmo instituto de pesquisa. A diferença era de nove pontos percentuais.

Sensus

Pesquisa do instituto Sensus divulgada no dia 13 de abril apontou empate técnico entre Serra (32,7%) e Dilma (32,4%). Na pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 1º fevereiro, Serra tinha 33,2% e Dilma 27,8%. A diferença entre os dois era de 5,4 pontos percentuais. Os dois já estavam tecnicamente empatados, devido à margem de erro de 3% da pesquisa.

Após a divulgação do último resultado da pesquisa, o PSDB recebeu autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar a pesquisa, alegando que não foi respeitada a regra eleitoral que estipula o prazo de cinco dias para a divulgação, a contar do registro das informações no TSE.

A pesquisa foi registrada pelo instituto no dia 5 de abril, em nome do Sindicato de Trabalhadores em Concessionárias de Rodovias (Sindecrep). A entidade negou à imprensa que tivesse encomendado o levantamento, o que fez o instituto realizar um segundo registro, desta vez em nome do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav), no dia 9.

A contar desse dia, a pesquisa só poderia ter sido revelada nesta quarta (14), quando completaria os cinco dias exigidos pela norma, argumentam os advogados do PSDB. O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, afirmou que a alteração do nome do contratante foi feita dentro do prazo da pesquisa de campo e, por isso, não traria prejuízo à data de divulgação.

Imagem

Jornal da Paraíba

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