COTIDIANO
Petrolífera instala novo sino para conter vazamento no Golfo do México
Empresa afirma que duto poderá conter totalmente a dispersão de petróleo. Entre 35 a 60 mil barris são despejados no mar diariamente desde abril.
Publicado em 13/07/2010 às 8:35
Do G1
A petrolífera britânica British petroleum (BP) conseguiu instalar um novo sino de contenção para tentar interromper o vazamento de petróleo em seu poço de exploração no Golfo do México. A empresa confirmou na noite desta segunda-feira (12) o sucesso da operação, pouco depois de divulgar imagens do tubo. Segundo a companhia, o novo duto poderá controlar totalmente o vazamento.
Em um comunicado enviado diretamente às agências internacionais, a petrolífera confirmou a instalação do contêiner de 40 toneladas em uma profundidade de uma milha (1,6 km) às 19h locais (21 h de brasília).
O vazamento ocorreu no dia 20 de abril, após a explosão da plataforma "Deepwater Horizon", que resultou em onze mortes e é considerado um dos piores desastre ambientais da história dos Estados Unidos.
O duto antierior foi retirado no último sábado e, desde então, o óleo se espalhava livremente pelo mar. O novo aparato se ajustou melhor à tubulação de onde emanava o eptróleo. A BP espera canalizar todo o material e levá-lo até seus barcos na superfície.
A companhia realizará na terça-feira um teste durante a manhã, quando fechará algumas das válvulas do novo duto para medir a pressão do poço, segundoe xplicou em um comunicado o almirante Thad Allen, comandante da Guarda Costeira americana .
Enquanto isso, a BP continua a prospecção de dois poços alternativos com os quais procura selar de forma definitiva o poço estragado.
O que está mais avançado - e que começou a ser cavado no dia 2 de maio -, está a apenas 58 metros de distância do poço original, conhecido como Macondo. Assim que se juntarem, a empresa pretende injetar uma mistura de cimento e lodo pesado através do conduto auxiliar para bloquear permanentemente o vazamento.
O segundo poço alternativo, iniciado no dia 16 de maio, será usado somente no caso de haver algum problema com o anterior. A BP espera poder interceptar Macondo em meados de agosto.
O governo americano calcula que entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo vazam por dia do poço, 25 mil dos quais a BP canalizava até dois navios na superfície com o sistema de contenção que existia até agora.
Comentários