icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Petrolífera instala novo sino para conter vazamento no Golfo do México

Empresa afirma que duto poderá conter totalmente a dispersão de petróleo. Entre 35 a 60 mil barris são despejados no mar diariamente desde abril.

Publicado em 13/07/2010 às 8:35

Do G1

A petrolífera britânica British petroleum (BP) conseguiu instalar um novo sino de contenção para tentar interromper o vazamento de petróleo em seu poço de exploração no Golfo do México. A empresa confirmou na noite desta segunda-feira (12) o sucesso da operação, pouco depois de divulgar imagens do tubo. Segundo a companhia, o novo duto poderá controlar totalmente o vazamento.

Em um comunicado enviado diretamente às agências internacionais, a petrolífera confirmou a instalação do contêiner de 40 toneladas em uma profundidade de uma milha (1,6 km) às 19h locais (21 h de brasília).

O vazamento ocorreu no dia 20 de abril, após a explosão da plataforma "Deepwater Horizon", que resultou em onze mortes e é considerado um dos piores desastre ambientais da história dos Estados Unidos.

O duto antierior foi retirado no último sábado e, desde então, o óleo se espalhava livremente pelo mar. O novo aparato se ajustou melhor à tubulação de onde emanava o eptróleo. A BP espera canalizar todo o material e levá-lo até seus barcos na superfície.

A companhia realizará na terça-feira um teste durante a manhã, quando fechará algumas das válvulas do novo duto para medir a pressão do poço, segundoe xplicou em um comunicado o almirante Thad Allen, comandante da Guarda Costeira americana .

Enquanto isso, a BP continua a prospecção de dois poços alternativos com os quais procura selar de forma definitiva o poço estragado.

O que está mais avançado - e que começou a ser cavado no dia 2 de maio -, está a apenas 58 metros de distância do poço original, conhecido como Macondo. Assim que se juntarem, a empresa pretende injetar uma mistura de cimento e lodo pesado através do conduto auxiliar para bloquear permanentemente o vazamento.

O segundo poço alternativo, iniciado no dia 16 de maio, será usado somente no caso de haver algum problema com o anterior. A BP espera poder interceptar Macondo em meados de agosto.

O governo americano calcula que entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo vazam por dia do poço, 25 mil dos quais a BP canalizava até dois navios na superfície com o sistema de contenção que existia até agora.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp