COTIDIANO
PGE mantém parecer contra candidatura de Cássio Cunha Lima
Cássio Cunha Lima entrou com processo no TSE depois que o seu registro de candidatura ao Senado foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Publicado em 29/09/2010 às 18:30 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34
Natália Xavier
A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) manteve o parecer que pede a impugnação do registro de candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Senado. A reafirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (29) atendendo à solicitação do , ministro Aldir Passarinho, novo relator do recurso contra a casação do registro do tucano, que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No mês de agosto, a PGE já havia se manifestado pela impugnação da candidatura do ex-governador com base na Lei da Ficha Limpa. Com a mudança do relator do processo, o posicionamento precisou ser confirmado.
Cássio Cunha Lima entrou com processo no TSE depois que o seu registro de candidatura ao Senado foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A mudança de relator aconteceu neste semana, depois que o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, aceitou recurso da coligação Paraíba Unida, encabeçada por José Maranhão (PMDB).
O recurso da coligação adversária de Cássio foi impetrado porque o primeiro relator designado para julgar o caso, ministro Marco Aurélio, foi o único de TSE a votar contra a validade da Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis políticos condenados em órgãos colegiados por crimes considerados graves. No caso de Cássio, a condenação foi pelos crimes de improbidade administrativa e abuso de poder.
Comentários