icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

PMJP tem prazo para obra de contenção de erosão

Prefeitura tem até o final deste ano para concluir processos burocráticos e iniciar as obras ou recursos serão devolvidos aos cofres federais.

Publicado em 03/02/2013 às 6:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem até o final deste ano para concluir processos burocráticos e iniciar as obras de contenção da erosão das praias de Cabo Branco e do Seixas. Caso contrário, os recursos que foram enviados pelo Ministério do Turismo e que estão disponíveis na Caixa Econômica Federal (CEF) desde o ano passado serão devolvidos aos cofres federais. A informação é do Ministério do Turismo.

Através da assessoria de imprensa, o órgão federal ainda acrescentou que a obra em João Pessoa não foi iniciada porque o contrato firmado entre a Prefeitura e o governo federal está suspenso. O motivo é a ausência de documentos técnicos que o município, apesar de ser obrigado, ainda não apresentou. Ainda de acordo com o Ministério do Turismo, o prazo para regularização do problema é de 180 dias, que será encerrado em junho de 2013. Como a medida ainda pode ser prorrogada apenas uma vez por igual período, o tempo máximo para sanar a pendência terminará em dezembro.

Em João Pessoa, o governo municipal já cumpriu a maioria das etapas burocráticas exigidas por lei, mas ainda precisa ter o projeto analisado e aprovado pelo banco e obter a autorização para fazer a licitação e selecionar as empresas que farão os trabalhos.

Apesar de faltarem 11 meses para o fim do prazo, a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP) acredita que será possível a conclusão dos processos. “A Prefeitura concluiu o projeto e estudos de impactos ambientais; fez audiência pública e obteve a licença ambiental. Falta apenas realizar a licitação. Acredito que será possível concluir essa etapa”, disse a secretária adjunta da Semam-JP, Wellitânia Freitas.

Segundo a gestora, a Semam-JP participou apenas dos estudos ambientais, mas as etapas técnicas envolvendo a negociação junto ao Ministério do Turismo ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan-JP). Por conta disso, ela justificou não ter mais detalhes da situação junto à liberação dos recursos federais.

A reportagem procurou a Seplan-JP para obter mais informações sobre o assunto, mas não obteve êxito. Segundo assessores, o secretário Rômulo Polari estava em reunião e não podia conceder entrevista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp