COTIDIANO
População reclama da falta de iluminação em bairros da Capital
População de Mangabeira, Miramar e Bancários em João Pessoa relatam que locais se tornam mais vulneráveis por conta da escuridão
Publicado em 12/07/2015 às 8:18 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:23
Na rua Rivaldo de Vasconcelos, no bairro de Mangabeira 1, em João Pessoa, apenas alguns trechos do endereço são iluminados durante a noite. O problema, segundo informaram os moradores, é recorrente e se agravou em dezembro do ano passado, quando as lâmpadas de dois, dos seis postes instalados no local, pararam de funcionar. Do outro lado da cidade, no bairro de Miramar, a iluminação na rua Hildebrando Taurino também é precária. Na escuridão, os moradores podem ser alvos ainda mais vulneráveis à situação de violência.
Moradora da rua Rivaldo Vasconcelos há cerca de cinco anos, por conta da falta de iluminação no local Daniela Nascimento quase foi vítima de assaltos e conta que as abordagens de criminosos na área são frequentes. “Vários dos meus vizinhos já foram assaltados quando chegavam em casa, durante a noite. Seja de carro ou a pé, ninguém está seguro porque com a escuridão a gente não vê quem está na rua”, reclamou.
Perpendicular ao endereço de Daniela Nascimento está a rua Cícero Meireles, onde a situação também se repete. “Quem chega a pé aqui nessa rua, vem desesperado para entrar em casa porque é muito perigoso”, lembrou outro morador do local, Salvador Lócio.
No bairro dos Bancários, onde a população está assustada em virtude das últimas ocorrências de violência registradas no bairro, a precariedade da iluminação pública em alguns endereços é um fator que contribui para o medo dos moradores. Localizada em uma área rodeada por terrenos baldios, a rua Jornalista Genésio Gambarra Filho está com trechos sem iluminação há pelo menos um ano. Por conta da escuridão, muitos moradores evitam circular a pé pela via para não serem vítimas de assaltos ou outras práticas violentas. “Aqui tem assalto direto e com essa escuridão fica pior. Eu mesma já fui assalta aqui umas 6h da noite. Quando o pessoal sai de casa aqui é tudo correndo, com medo”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.
Saindo dos bairros da zona sul da capital em direção à orla, no bairro de Miramar, a rua Hildebrando Taurino também está mal iluminada. Para os moradores, o local é considerado perigoso e a saída de casa também é feita com cautela.
O que diz a Seinfra
A assessoria da Secretaria de Infraestrutura da capital (Seinfra) informou que os problemas de iluminação nas ruas citadas pela reportagem serão apurados e o serviço restabelecimento deve ser executado em até 15 dias.
Conforme a assessoria, as pessoas que quiserem denunciar problemas na iluminação ou solicitar o serviço público devem ligar para o número 0800-031-1530. O prazo para o atendimento da demanda é de 15 dias.
Desde que ficou responsável pela manutenção no sistema de iluminação pública, em janeiro deste ano, a secretaria já atendeu 4.921 solicitações referentes a essa demanda em vários bairros da cidade.
Comentários