icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Protesto de alunos no campus da UFPB em JP termina em pancadaria

Ato político que pedia novas eleições no Diretório Central dos Estudantes (DCE) e prestação de contas teve socos e pontapés, levando estudantes a prestar queixas.

Publicado em 29/04/2010 às 10:01

Da Redação

Um ato político realizado nesta quarta-feira (28) no Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terminou de forma lamentável. Durante uma confusão ocorrida no campus de João Pessoa, um estudante foi espancado e saiu com o supercílio esquerdo ferido. As duas partes prestaram queixa na delegacia e se submeteram a exames de corpo de delito.

O Jornal da Paraíba fez um levantamento das várias ocorrências policiais registradas na UFPB; confira aqui

Um grupo de estudantes de oposição à chapa Chega de Conversa, atual comissão gestora do DCE, ocupou a sede do diretório e reivindicou a realização de novas eleições e a prestação de contas. De acordo com o estudante Felipe Baunilha, os membros do DCE cercaram o espaço físico da entidade e atacaram manifestantes, roubando uma câmera filmadora e agredindo os estudantes.

Já a versão da atual gestão é diferente. “No momento em que o grupo estava saindo da sala começou um tumulto generalizado” explicou Kauê Rolim. Ele disse que não sabe qual dos grupos deu início à série de socos e pontapés.

Para o estudante Pedro Daniel, da oposição,“são atitudes como estas que colaboram com o distanciamento e a apatia da comunidade acadêmica em relação à política e ao movimento estudantil. Espancaram um companheiro enquanto ele estava caído no chão e, não obstante, roubaram uma câmera com a fita que continha alguns momentos da manifestação”, explicou.

O representante do DCE, Kauê Rolim, explicou que a câmera não teria sido roubada. “Um estudante pegou a câmera para retirar a fita e em seguida devolveu o aparelho".

Os estudantes prestaram queixa na 9ª Delegacia Distrital em Mangabeira por agressão moral e física. O estudante que foi agredido com pontapés e teve o supercílio ferido passou por exames na Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol). O laudo deve sair em 15 dias.

O grupo da comissão gestora também prestou queixa na 9ª DD. De acordo com eles um computador portátil foi roubado durante a confusão.

Nesta quinta-feira (29) vai haver uma plenária estudantil a partir das 11h no Centro de Vivências da UFPB com o objetivo de discutir as problemáticas enfrentadas pelos estudantes e as demandas relacionadas ao Diretório Central dos Estudantes. O grupo de oposição ao DCE está acampado na frente do diretório.

DCE

O prazo de gestão da chapa Chega de Conversa à frente do DCE terminou em 16 de abril e desde então foi formada uma comissão gestora formada por cinco universitários da UFPB. De acordo com um desses representantes, as atividades da comissão se resumem às entregas das carteiras de estudantes e à conservação do patrimônio.

Mas os estudantes alegam que a formação desta comissão é ilegítima e reivindicam novas eleições. De acordo com a comissão gestora, as novas eleições já estão marcadas e acontecem em 18 e 19 de maio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp