COTIDIANO
Quatro morrem em desabamentos provocados pela chuva no Rio
Defesa Civil recebe 108 chamados e mantém estado de atenção Depois de interditar trecho da Linha 2, o Metrô volta a operar normalmente.
Publicado em 07/03/2010 às 9:15
Do G1
A Defesa Civil Municipal confirmou na manhã deste domingo (7) que quatro pessoas morreram em desabamentos provocados pela chuva forte, que caiu no Rio na noite deste sábado (6).
Três casas desabaram em Anchieta, no subúrbio, provocando duas mortes e deixando oito feridos. Outras duas pessoas morreram no desabamento de três casas no Rio Comprido, na Zona Norte, que deixou também um ferido.
A Defesa Civil Municipal informou ainda que recebeu 108 chamados desde a tarde de sábado (6) até a manhã deste domingo (7). A chuva forte que começou no início da noite deste sábado provocou transtornos em toda a cidade.
As principais ocorrências são relacionadas a alagamentos, quedas de muros e deslizamentos. O estado de atenção está mantido.
Metrô
O Metrô opera normalmente neste domingo (7). No sábado, a Linha 2 teve a circulação interrompida no percurso Botafogo-Pavuna, depois que uma árvore caiu e atingiu a via, na altura de São Cristóvão, na Zona Norte.
Segundo a assessoria da empresa, um muro também desabou sobre a via em Vicente de Carvalho, o que prejudicou ainda mais o sistema. A venda de bilhetes chegou a ser suspensa.
Bairro de São Gonçalo alagado
Ruas e casas do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, estão alagadas devido à forte chuva que atingiu o estado na noite de sábado (6). De acordo com o Corpo de Bombeiros, barcos estão sendo utilizados para resgatar moradores ilhados em suas casas. Ainda não há informações sobre o número de pessoas afetadas.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, um rio transbordou e atingiu os moradores da região. A estudante Darnele Carina Jesus, 24 anos, que mora no Jardim Catarina, conta que a água chegou a atingir a altura da cintura. Darlene afirma ainda que moradores estão ajudando o Corpo de Bombeiros no resgate de vizinhos.
Em Niterói, a Rodovia Amaral Peixoto está interditada nos dois sentidos. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma passarela ameaça tombar na altura do bairro de Maria Paula.
Estado de atenção
O Sistema de Gestão de Risco de Crises (Sigeric) da Defesa Civil já está mobilizado para atender às ocorrências mais graves.
A forte chuva provoca alagamentos em vários bairros. Em algumas vias, motoristas tiveram que manter o pisca alerta ligado já que a chuva estava dificultando a visibilidade. Os transtornos provocados pelas chuvas, com vários bolsões de água, atingiram ruas da Zona Sul, Centro e subúrbio do Rio.
Os bairros mais atingidos, segundo a Defesa Civil, foram Copacabana, Laranjeiras, Santa Tereza e Jacarepaguá.
A chuva deixou vários bairros sem luz nas zonas Norte e Sul da cidade. No Leblon, dois cabos de energia teriam desarmado, deixando também às escuras áreas da Ilha do Governador, Guadalupe e Inhaúma. Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas.
Comentários