COTIDIANO
Rio de Janeiro tem 711 mortos; não chove na serra
Mais de 700 pessoas morreram na maior tragédia da história. Ainda há áreas onde socorro só chega de helicóptero.
Publicado em 19/01/2011 às 7:35
Do G1
A quarta-feira (19) começou sem chuva nas cidade mais atingidas pelas chuvas, como Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com isso, os trabalhos de resgate e limpeza das ruas devem ser retomados mais facilmente nas áreas atingidas. Ao todo, o número de vítimas da Região Serrana já passa de 700.
A chuva que alagou as ruas do Centro de Petrópolis na terça-feira (18), chegou a assustar os moradores. A Defesa Civil de Petrópolis informou que registrou três pequenos deslizamentos de terra ocorridos no Centro e nos bairros Bingen e Vila Militar, fora da área de Itaipava. Mas não há registro de novos problemas na região.
Socorro só de helicóptero
Ainda há pelo menos 17 localidades em que só é possível chegar de helicóptero ou carro 4x4.
Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 335 mortos em Nova Friburgo, 285 em Teresópolis, 62 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.
A prefeitura de São José do Vale do Rio Preto explica que 6 corpos foram encontrados na cidade, mas não há confirmação que eles sejam moradores do município. Segundo a prefeitura, eles podem ser de moradores de outras cidades e chegaram até lá pela correnteza do Rio Preto.
O número de desaparecidos segue incerto. Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro já contam com 182 com paradeiro desconhecido. Mas há cidades em que não há lista de desaparecidos.
A Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil tem feito um levantamento próprio e informou às 18h de terça-feira (18) que são 701 mortos no estado, sendo 334 em Nova Friburgo, 285 em Teresópolis, 62 em Petrópolis e 20 em Sumidouro.
Segundo a Polícia Civil, até as 17h45 desta terça-feira (18), 696 corpos já foram resgatados e identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal), sendo 280 em Teresópolis, 334 em Nova Friburgo, 58 em Petrópolis, 19 em Sumidouro, 4 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.
Veja matéria completa no G1
Comentários