icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Segurança aponta redução em roubo de veículos em JP

Delegacia de Roubos e Furtos mostra que número de casos caiu de 770 para 678.

Publicado em 20/04/2012 às 6:30


Dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba mostram que o registro de roubos e furtos de veículos em João Pessoa apresentou queda entre 2010 e 2011. De acordo com os números da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), esse tipo de crime caiu de 770, no primeiro ano pesquisado, para 678, no período seguinte, o que aponta para uma redução de 92 ocorrências, totalizando queda de 11,94% .

Embora apresente redução, a média de roubos e furtos de veículos na capital em 2011 foi superior a 56 ocorrências no mês.

No ano anterior, a média ficou em 64 registros por mês. De acordo com assessoria de imprensa, a diminuição no registro de roubos e furtos de veículos foi acompanhada por um outro indicador também considerado positivo pela segurança: o aumento na recuperação dos veículos alvo desse tipo de crime (entre motos, carros, caminhões, etc).

No que se refere apenas a carros, dos 360 automóveis roubados ou furtados em 2011, 45% (162) foram recuperados. No ano de 2010, o índice de recuperação foi de 33% (105), em um universo de 319 ocorrências. Se tomarmos em conta todos os veículos que foram alvo de roubos e furtos no ano passado, 44% foram recuperados, o que representa 301 carros, motos ou caminhões devolvidos aos seus proprietários.

Já em 2012, de janeiro a março, pelo menos 61% dos veículos roubados ou furtados na cidade também foram recuperados. De 149 ocorrências registradas este ano, 92 resultaram em recuperação do patrimônio. De acordo com o delegado Leonardo Souto Maior, titular da DRFVC, a tendência é que os crimes diminuam e a polícia continue a reaver os veículos, já que as investigações permanecem em andamento.

No ano de 2011, a ação mais expressiva das polícias aconteceu em relação às motos. No ano passado, o índice de roubos e furtos de veículos desse tipo teve uma queda de 30%, enquanto o de recuperação aumentou. Em números absolutos, em 2010 aconteceram 451 roubos ou furtos de motos, e no ano passado 312. Desses, mais de 44% foram recuperados pela polícia e entregues a seus donos.

De acordo com o secretário da segurança, Cláudio Lima, a queda no número de ocorrências desses tipos penais reflete a intensificação da repressão à violência, especialmente na região metropolitana, e também o esforço das polícias na recuperação desses bens. “Trabalhamos com planejamento e metas a serem cumpridas. Os policiais têm estado nas ruas, com rondas e operações específicas para o enfrentamento ao crime. Além disso, a área de Inteligência está cada vez auxiliando nas investigações”, ressaltou.

Já o comandante do policiamento da Região Metropolitana de João Pessoa, coronel Carlos Américo, deu destaque à operação ‘Cidade Segura’, que atua em locais que têm índices de criminalidade mais altos.

A Seds contesta os dados apresentados pelo JORNAL DA PARAÍBA, na edição publicada no último domingo, que traz que a média de roubos de veículos na capital é de 49 veículos por mês.

Através da assessoria, a secretaria afirma que os números de roubos e furtos de veículos incluem todo tipo de veículo terrestre e que por isso a média da Seds é superior ao apresentado pela reportagem. A secretaria também nega que esse tipo de crime está crescendo na capital como publicado na reportagem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp