COTIDIANO
Segurança aponta redução em roubo de veículos em JP
Delegacia de Roubos e Furtos mostra que número de casos caiu de 770 para 678.
Publicado em 20/04/2012 às 6:30
Dados da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba mostram que o registro de roubos e furtos de veículos em João Pessoa apresentou queda entre 2010 e 2011. De acordo com os números da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), esse tipo de crime caiu de 770, no primeiro ano pesquisado, para 678, no período seguinte, o que aponta para uma redução de 92 ocorrências, totalizando queda de 11,94% .
Embora apresente redução, a média de roubos e furtos de veículos na capital em 2011 foi superior a 56 ocorrências no mês.
No ano anterior, a média ficou em 64 registros por mês. De acordo com assessoria de imprensa, a diminuição no registro de roubos e furtos de veículos foi acompanhada por um outro indicador também considerado positivo pela segurança: o aumento na recuperação dos veículos alvo desse tipo de crime (entre motos, carros, caminhões, etc).
No que se refere apenas a carros, dos 360 automóveis roubados ou furtados em 2011, 45% (162) foram recuperados. No ano de 2010, o índice de recuperação foi de 33% (105), em um universo de 319 ocorrências. Se tomarmos em conta todos os veículos que foram alvo de roubos e furtos no ano passado, 44% foram recuperados, o que representa 301 carros, motos ou caminhões devolvidos aos seus proprietários.
Já em 2012, de janeiro a março, pelo menos 61% dos veículos roubados ou furtados na cidade também foram recuperados. De 149 ocorrências registradas este ano, 92 resultaram em recuperação do patrimônio. De acordo com o delegado Leonardo Souto Maior, titular da DRFVC, a tendência é que os crimes diminuam e a polícia continue a reaver os veículos, já que as investigações permanecem em andamento.
No ano de 2011, a ação mais expressiva das polícias aconteceu em relação às motos. No ano passado, o índice de roubos e furtos de veículos desse tipo teve uma queda de 30%, enquanto o de recuperação aumentou. Em números absolutos, em 2010 aconteceram 451 roubos ou furtos de motos, e no ano passado 312. Desses, mais de 44% foram recuperados pela polícia e entregues a seus donos.
De acordo com o secretário da segurança, Cláudio Lima, a queda no número de ocorrências desses tipos penais reflete a intensificação da repressão à violência, especialmente na região metropolitana, e também o esforço das polícias na recuperação desses bens. “Trabalhamos com planejamento e metas a serem cumpridas. Os policiais têm estado nas ruas, com rondas e operações específicas para o enfrentamento ao crime. Além disso, a área de Inteligência está cada vez auxiliando nas investigações”, ressaltou.
Já o comandante do policiamento da Região Metropolitana de João Pessoa, coronel Carlos Américo, deu destaque à operação ‘Cidade Segura’, que atua em locais que têm índices de criminalidade mais altos.
A Seds contesta os dados apresentados pelo JORNAL DA PARAÍBA, na edição publicada no último domingo, que traz que a média de roubos de veículos na capital é de 49 veículos por mês.
Através da assessoria, a secretaria afirma que os números de roubos e furtos de veículos incluem todo tipo de veículo terrestre e que por isso a média da Seds é superior ao apresentado pela reportagem. A secretaria também nega que esse tipo de crime está crescendo na capital como publicado na reportagem.
Comentários