COTIDIANO
Telefonia lidera ranking nacional de reclamações não resolvidas
Ministério da Justiça divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores. No topo estão a Oi, Itaú/Unibanco, Nokia, Sony e Tim.
Publicado em 03/12/2009 às 8:09
Da Agência Brasil
Empresas do setor de telecomunicações têm o maior índice de não atendimento de reclamações de consumidores. A lista foi divulgada na quarta-feira (2) pelo Ministério da Justiça que também divulgou o ranking das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores entre setembro do ano passado e agosto desse ano.
No topo da lista das empresas que não atendem as reclamações dos consumidores está a Oi/BrasilTelecom, que recebeu quase seis mil reclamações. Destas, 3.164 foram atendidas e 2.808 não foram atendidas.
As outras empresas que estão na lista são o Itaú/Unibanco, a Nokia, a Sony/Ericsson e a Tim.O cadastro com o nome das empresas pode ser acessado na internet
Punição
As empresas poderão ser convocadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para prestar esclarecimentos e listar as providências para resolver os problemas.
A lista, chamada de Cadastro de Reclamações Fundamentadas, é composta pelas 30 empresas que mais tiveram queixas por parte de consumidores e que não responderam às reclamações.
“É importante que eles venham e possam informar a sociedade sobre as providências que vão tomar para reduzir as reclamações e para respeitar os consumidores”, afirmou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.
Ele ressaltou que a área de telecomunicações é um setor regulado pelo poder público que deve se preocupar também com as questões relativas ao consumo. “É fundamental que o processo regulatório seja cada vez mais efetivo e o efeito atinja a todos os consumidores”, disse.
Outro setor que também teve um grande número de reclamações foi o financeiro. Das 30 empresas que fazem parte do cadastro, oito fazem parte desse setor. O Itaú/Unibanco foi o que recebeu o maior número de reclamações, 4.360. Destas, 1.563 não foram atendidas.
Morishita disse que o cadastro é importante para que o consumidor tenha preservado o seu direito de escolha. Além disso, o ranking também irá auxiliar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor a verificar quais os setores que mais têm causado mais problemas aos consumidores.
O cadastro teve como base 104,8 mil reclamações feitas aos Procons de setembro de 2008 a agosto de 2009 e que não tiveram uma solução imediata. Durante a elaboração do cadastro, mais de 714 mil pessoas foram atendidas.
O cadastro com o nome das empresas pode ser acessado no link: http://www.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html
A reportagem tentou entrar em contato com a Oi/Brasil Telecom e com o Itaú/Unibanco, mas ainda não obteve resposta.
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