icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Três cidades do Sertão da Paraíba tem chuva de granizo e forte ventania

Moradores das cidades de Itaporanga, Várzea e Piancó foram surpreendidos, na tarde de ontem, com o fenômeno ocorrido nas localidades

Publicado em 31/12/2014 às 8:13 | Atualizado em 01/03/2024 às 16:57

Fortes chuvas, acompanhadas de queda de granizo e ventania surpreenderam os moradores das cidades de Itaporanga, Várzea e Piancó, Sertão do Estado, na tarde de ontem. Só este ano, ao menos quatro ocorrências de chuva de granizo foram registradas na Paraíba.

Ontem, o fenômeno causou transtornos e medo à população, danificando telhados e causando queda na rede de energia em algumas regiões. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), havia previsão de chuvas na região nesse período, mas esse fato foi inesperado.

O diretor de monitoramento da Aesa, Alexandre Magno, confirma a queda de granizo na região e afirma que esse é um fenômeno incomum no Nordeste, mas que tem ocorrido nos três últimos anos de forma recorrente no semiárido, principalmente no Cariri do Estado. O granizo danificou o telhado da sede da Polícia Militar, em Piancó, e algumas coberturas de residências. Os ventos fortes provocaram ainda a queda de árvores, segundo relatos de moradores da região.

Em Várzea, também houve relatos da ocorrência de granizo e queda de energia. “Eu estava no sítio no momento que choveu, mas quando cheguei à cooperativa em que trabalho, vi que parte do telhado estava danificada. Não foi muito prejuízo, mas é uma coisa que a gente não esperava”, afirmou o presidente da cooperativa, Josenildo Silva.

A população se pergunta o porquê desse fenômeno, que geralmente ocorre em regiões mais frias. “Uma grande nuvem carregada de cristais de gelo se precipita sem que haja a dissolução em água, isso acontece por causa da associação das altas temperaturas e ventos fortes na região”, explica Alexandre Magno. Ainda de acordo com ele, sem um radar meteorológico não há como prever esse tipo de precipitação, mas esse fenômeno tende a ocorrer do final de dezembro até a 2ª quinzena de janeiro.

Para os próximos dias, a Aesa prevê chuvas isoladas no Sertão, céu nublado no Cariri e Agreste e possibilidade de chuvas também no Litoral e Brejo.


Outras ocorrências de chuva de granizo em 2014, na Paraíba:
17/2–Massaranduba (Agreste)
13/3 – São Bento (Sertão)
8/4 – Sumé (Cariri)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp