icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

TSE autoriza envio de força federal para mais quatro cidades da PB

TRE argumentou que Polícia Civil está em greve e que o acirramento de ânimos na Capital aumentou no 2º turno. CG, JP, Patos, Sousa e Guarabira receberão tropas.

Publicado em 29/10/2010 às 7:40 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:33

Da Redação
Com Ascom da TSE

Na sessão administrativa desta quinta-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de força federal para assegurar a normalidade das eleições em cidades de cinco diferentes estados. Os ministros concordaram com o envio de tropas para a Capital, João Pessoa (1ª, 64ª, 70ª, 76ª e 77ª Zonas Eleitorais), Patos (28ª e 65ª Zonas Eleitorais), Sousa (35ª e 63ª Zonas Eleitorais) e Guarabira (10ª Zona Eleitoral) diante da informação de que a Polícia Civil está em greve no Estado.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral local (TRE-PB), não se sabe se será possível contar com a Polícia Civil, e o acirramento de ânimo na capital está aumentando por causa do segundo turno, uma vez que no estado haverá disputa também para o governo paraibano.

O presidente do TSE informou que recebeu um telefonema do presidente do TRE-PB, Genésio Gomes Pereira Filho, informando sobre a gravidade da situação no estado. O relator do pedido de envio de força federal, ministro Marcelo Ribeiro, acrescentou que a urgência do caso demanda a autorização do pedido do TRE local.

Um total de 53 Zonas Eleitorais no Pará receberão o reforço de tropas e, no Tocantins, integrantes da força federal serão enviados para os municípios de Tocantínia (5ª Zona Eleitoral), Tocantinópolis (9ª Zona Eleitoral), Goiatins (32ª Zona Eleitoral) e Itacajá (33ª Zona Eleitoral). Eles atuarão em aldeias indígenas no segundo turno das eleições.

Também foi aprovado o envio de força federal para os municípios de Benjamin Constant, Boca do Acre, e São Gabriel da Cachoeira. O envio de reforço foi solicitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). No caso de Benjamin Constant, o Tribunal Regional constatou um contingente insuficiente de soldados da Polícia Militar na área de fronteira entre Brasil/Peru e Brasil/Colômbia.

Em Boca do Acre, há uma defasagem de 40% no efetivo da PM naquela localidade para garantir a segurança no dia das eleições. Tabatinga é município de fronteira do Brasil com a Venezuela e Colômbia. Em São Gabriel da Cachoeira há a necessidade da presença das forças federais porque grande parte da população é de índios de 22 etnias que falam idiomas próprios.

Eleição suplementar

No Piauí, foi autorizado o envio de força federal para 17 zonas eleitorais e para garantir a normalidade de eleição suplementar para cargos majoritários a ser realizada no município de Oeiras (PI), em novembro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp