COTIDIANO
Túnel do metrô desaba, engole veículos e mata 3 na China
Cratera aberta tem 15 m de profundidade e 75 m de largura. Outras 17 pessoas estão desaparecidas e 19 ficaram feridas.
Publicado em 16/11/2008 às 9:45
Do G1
Pelo menos três pessoas morreram e outras 17 estão desaparecidas depois que um túnel do metrô em construção sob uma estrada desabou na zona oriental da cidade chinesa de Hangzhou, segundo a TV estatal. O acidente abriu uma enorme cratera, que chegou a engolir ao menos 11 veículos.
O desmoronamento teve início no meio da tarde, e deixou um buraco de 15 metros de profundidade e 75 metros de largura. Entre os veículos sugados pelo movimento brusco da terra estava um ônibus lotado.
Inundação
Pouco antes do início da noite, parte da cratera foi inundada pelas águas de um rio que fica próximo ao local do acidente, diminuindo as chances de encontrar sobreviventes. Mergulhadores foram acionados para trabalhar na área atingida, cujo nível de água bateu em cinco metros. A água teve de ser drenada ao atingir 5 metros de profundidade.
Dezenas de trabalhadores tiveram de ser içados às pressas. Ao menos 30 estavam no local no momento do desabamento. Um homem chegou a se salvar ao conseguir subir sem ajuda por um cabo de aço.
Segundo a TV estatal local, 19 pessoas se feriram. Elas foram resgatadas e estão em tratamento médico em um hospital da região.
Dos três mortos, um era um trabalhador local e outro era passageiro de um táxi. A terceira vítima ainda não foi identificada.
Centenas de pessoas trabalham no resgate dos desaparecidos. Parte das equipes monitora o nível de água.
Casas da região
Por conta do desabamento e do risco de outros desmoronamentos, a construtora do metrô esvaziou várias casas na região. As causas da tragédia, porém, ainda estão sendo investigadas.
Outros acidentes
O acidente deste domingo não é o primeiro que ocorre no metrô da China. Em março do ano passado um túnel do metrô de Pequim desmoronou e soterrou seis trabalhadores. Em 2004, outro túnel do metrô desabou em Xangai.
Hangzhou iniciou o trabalho para o seu sistema de metrô em março do ano passado, com três linhas destinadas a cobrir cerca de 70 km até 2011.
Comentários