icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

UFPB inicia investigação interna após relatos de intoxicação alimentar no RU

Estudantes relatam ter apresentado sintomas gastrointestinais, como vômitos. A Vigilância Sanitária foi acionada pela instituição.

Publicado em 17/02/2025 às 10:25 | Atualizado em 17/02/2025 às 11:15


				
					UFPB inicia investigação interna após relatos de intoxicação alimentar no RU
Restaurante Universitário da UFPB. Foto: Krystine Carneiro/G1

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciou uma investigação interna para apurar os relatos de intoxicação alimentar no Restaurante Universitário do Campus I, em João Pessoa.

A estudante de medicina Mayra Lucena compartilhou um vídeo nas redes sociais, onde relatou ter apresentado sintomas gastrointestinais e mencionou que outros colegas também estavam com queixas semelhantes. A publicação se espalhou rapidamente entre os universitários, que começaram a comentar sobre os mesmos sintomas.

"Ontem à noite, eu e meu namorado apresentamos alguns desses sintomas que outros estudantes estão relatando, e tudo indica que foi uma intoxicação no RU, porque todos nós comemos lá ou bebemos a água de lá", afirmou Mayra Lucena.

Em entrevista à TV Cabo Branco, Mayra contou que foi a primeira vez que se sentiu mal após comer no restaurante universitário. Ela descreveu sintomas como vômitos intensos, cansaço, dores de cabeça e náuseas. A estudante informou que tanto ela quanto o namorado começaram a se recuperar cerca de 48 horas depois do surgimento dos sintomas.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também afirmou que está acompanhando os relatos de intoxicação e já recebeu diversas denúncias.

Um formulário foi disponibilizado pela Superintendência de Restaurantes Universitários da UFPB (SRU/UFPB) para coletar os relatos de intoxicação alimentar. O órgão orientou os estudantes a anexarem o atestado médico com o parecer médico ao final do formulário.

Até este domingo (16), a instituição recebeu 332 respostas ao questionário, mas destes, apenas 31 atestados médicos foram apresentados pelos estudantes, sendo:

  • 9 atestados com CID compatível com intoxicação alimentar;
  • 13 receituários indicando prescrição de medicamentos para gastroenterite;
  • 9 atestados referentes a comparecimento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sem especificação

Em nota, a superintendência informou que uma investigação interna foi iniciada e que a equipe de fiscalização foi acionada para avaliar os procedimentos de manipulação, armazenamento e distribuição dos alimentos.

A superintendência também afirmou que notificou a empresa fornecedora e solicitou a preservação das amostras das refeições para análise laboratorial.

A superintendente Noádia Rodrigues também comunicou que entrou em contato com a Vigilância Sanitária para informar sobre a situação e as medidas tomadas. Como o restaurante não funciona aos sábados e domingos, a investigação se concentrará nos alimentos servidos até sexta-feira (14).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp