COTIDIANO
UFPB recebe 2 mil litros de uísque para transformar em sanitizante
Vão ser fabricados mais de 800 litros de álcool hidratado concentrado.
Publicado em 03/08/2021 às 11:30 | Atualizado em 03/08/2021 às 11:58
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu uma doação de aproximadamente 2.040 litros de uísque, realizada pela Delegacia da Receita Federal em João Pessoa, para a transformação em produtos de higiene e limpeza. De acordo com a UFPB, a doação, que é equivalente ao valor de R$ 224.400, deve possibilitar a fabricação de mais de 800 litros de álcool hidratado concentrado, produto de demanda potencializada por causa da pandemia da Covid-19.
A doação acontece conforme o decreto que regula a destinação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil (RFB). A UFPB explicou que uma das modalidades da lei assegura a destinação de medicamentos, materiais e equipamentos médico-hospitalares para repasse aos órgãos ou entidades do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como aos hospitais universitários de instituições públicas de ensino superior.
Com o trabalho de fiscalização realizado pela RFB, a apreensão de bebidas alcoólicas irregulares ocorre a partir das tentativas de entrada no país. Depois de apreendida, a mercadoria é encaminhada para a etapa de avaliação em um estudo de comprovação da qualidade da bebida. E, por fim, é destinada ao leilão, quando autêntica, à destruição ou à doação para que passe por transformações químicas, a fim de ganhar uma nova utilidade.
No mês de maio, também foram doados um total de nove consoles de videogames, no modelo XBOX One, em um valor estimado de R$ 12.360,00. As mercadorias são oriundas de fiscalizações da Receita Federal nos estados de Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A doação foi realizada em atendimento a um pedido da UFPB por meio de ofício.
Os aparelhos foram destinados ao Centro de Ciências da Saúde, ao Centro de Ciências Agrárias e ao Curso de Psicopedagogia, para utilização de forma lúdica ou para tratamento, voltado para terapia ocupacional, priorizando sobretudo o uso coletivo dos equipamentos.
Participação do projeto
Professores, técnicos, coordenadores e acadêmicos dos cursos de graduação de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial da UFPB participam do projeto de transformação e reciclagem do produto recebido, cuja utilização será direcionada para laboratórios e áreas comuns do Centro de Tecnologia (CT) como biblioteca, praças de alimentação e auditórios, para utilização na assepsia.
O coordenador do Laboratório de Engenharia de Alimentos da UFPB, Pierre Martins, agradeceu à Receita pelo empenho e assistência do acordo de cooperação técnica e projeto de pesquisa e extensão. Ele também comentou sobre o andamento do processo de transformação.
“Estamos processando com os discentes esses 2.000 litros, estocados no Laboratório de Ecologia Animal (LEA), em projetos de extensão, estágios supervisionados e TCCs ao longo dos próximos semestres”, explicou.
Comentários