Cinzas de família morta em chacina na Espanha são liberadas

Foram quatro meses de espera desde que os corpos foram encontrados.

As urnas com as cinzas da família paraibana morta na Espanha foram liberadas para os familiares nesta quarta-feira (11), um dia após a chegada em João Pessoa. As urnas estavam retidas no Depósito Alfandegário do Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, para averiguação da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram quase quatro meses de espera desde o dia em que os corpos de Marcos Campos, Janaína Américo e seus dois filhos foram encontrados na Espanha.

Uma missa será realizada nesta quarta às 19h, na Igreja São Gonçalo, na Torre; já o velório acontece na quinta (12), das 9h às 16h, no cemitério Parque das Acácias, no bairro do José Américo, na capital. A cerimônia fúnebre será aberta ao público e a família deve ser enterrada em um único caixão. 
 
Cinzas de família morta em chacina na Espanha são liberadas"Eles foram inteiros e estão voltando as cinzas. A dor é grande, não só da parte da minha família, mas da família também da Janaína, estão todos sofrendo, mas temos que suportar essa dor", afirmou Walfran Campos, irmão de Marcos, ressaltando que aguarda que a Justiça seja feita em relação a Marvin Henriques, outro suspeito de participação na chacina.
 
"Essa dor vai amenizar um pouco quando a Justiça no Brasil for competente como a da Espanha. É vergonhoso, é lamentável uma juíza liberar um cidadão quando se tem provas contundentes, reais, de que ele participou da morte do meu irmão", comentou. "A gente está suportando para não fazer justiça com as próprias mãos", acrescentou.
 
Abalada, a irmã de Marcos, Ana Maria Campos Nogueira, disse que ainda é difícil lidar com a perda. "É muita saudade.  A gente vir pegar uma família completa morta não é fácil, é muito difícil", mencionou.
 
Relembre o caso
 
Os corpos da família paraibana foram descobertos no dia 18 de setembro, um mês após o crime. AsCinzas de família morta em chacina na Espanha são liberadas autoridades foram alertadas por um vizinho ‘que percebeu o odor’ vindo da residência. As vítimas do crime foram Marcos Campos Nogueira, Janaína Santos Américo e os dois filhos pequenos do casal.
 
Inicialmente a Guarda Civil espanhola trabalhou com a possibilidade de ajuste de contas. Porém, com o avançar das investigações, descartou-se essa tese e, 15 dias após a descoberta dos corpos, o caso foi dado como encerrado. E François Patrick Nogueira Gouveia foi apontado como único suspeito, após a polícia achar material genético dele no local do crime. Patrick se entregou na Espanha e confessou ser o autor do crime.
 
Em depoimento, Patrick admitiu ter planejado o crime. Ele negou ter agido por impulso e disse que foi até a casa com o o intuito de matar todos os parentes e não apenas o tio.
 
Amigo de Patrick
 
 
Um amigo de Marvin pegou emprestado seu celular, notou uma conversa com Patrick e, quando abriu, viu as fotos dos cadáveres da família paraibana. Esse amigo de Marvin levou o celular para a Polícia Federal, que iniciou a investigação. O celular que continha as fotos está anexado ao inquérito principal. Marvin foi liberado da prisão e passou a ser monitorado com tornozeleira. Ele passou a ser réu no processo de chacina na Espanha.
 
Exame de sanidade
 
No final de dezembro, Patrick passou por um exame psiquiátrico que apontou que ele é um psicopata com risco de reincidência e um alto grau de periculosidade.
 
O exame também classifica Patrick como uma pessoa consciente do que faz, muito inteligente e com total carência de sentimentos. Segundo os psiquiatras, o jovem possui uma absoluta falta de empatia e se mostrou incapaz de se colocar no lugar das suas vítimas.
 
Os psiquiatras forenses estiveram com ele durante três sessões. O exame será uma das provas periciais para decidir a plena responsabilidade penal de Gouveia nos assassinatos.