icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Médicos chegam hoje à Paraíba

Antes de irem para as cidades onde irão trabalhar, médicos estrangeiros passarão por uma semana de atividades.

Publicado em 14/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:24

Os profissionais com diploma do exterior que vão atuar em municípios da Paraíba pelo 'Mais Médicos' chegam hoje a João Pessoa. O representante do Ministério da Saúde, André Bonifácio, da coordenação nacional do programa, irá recebê-los às 7h30 no Aeroporto Castro Pinto. De lá, seguem para o Centro de Treinamento da Polícia Militar, em Mangabeira, onde ficarão hospedados e farão uma semana de atividades, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). No dia 23, eles viajam para os municípios onde irão trabalhar.

Durante esta semana de capacitação, diariamente, eles conhecerão a situação da saúde do Estado, o Plano Estadual de Saúde, a regionalização das ações e serviços da saúde e o perfil epidemiológico da Paraíba. Dos 13 médicos estrangeiros que trabalharão nos municípios do Estado, nove são cubanos; dois espanhóis, um uruguaio e um brasileiro formado na Espanha.

Os estrangeiros chegam a João Pessoa após realizarem um curso de três semanas sobre o sistema de saúde brasileiro e a língua portuguesa, além de um teste de português. Em relação à prova, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os médicos reprovados foram desligados do programa. Na avaliação, os profissionais deveriam simular o atendimento a um paciente, preencher um prontuário e escrever um e-mail para o supervisor.

“Quem for reprovado, não pode participar do programa e será desligado. Alguns profissionais podem ainda ter uma avaliação dos professores das universidades de que eles podem ter um tempo maior de aprimoramento em língua portuguesa. Nesse caso, não vão atender a população. Só levaremos para a população médicos que estejam habilitados”, disse Padilha.

No total, foram 682 os médicos formados no exterior que participaram desde o dia 26 de agosto de módulo de avaliação do programa. Dentre eles, 400 são cubanos.

ESTRANGEIROS

Os municípios de Aguiar, Baraúnas, Damião, Gado Bravo, Pedra Lavrada, Picuí, Santana de Mangueira, Serra Grande e Taperoá receberão médicos cubanos. Já os médicos espanhóis vão para as cidades de Água Branca e Baía da Traição; e Areia e Cacimba de Dentro receberão os médicos uruguaio e o brasileiro formado na Espanha. Desde o dia 3 de setembro, 47 médicos brasileiros estão trabalhando na Paraíba.

MÉDICOS BRASILEIROS

O segundo mês de seleção do programa Mais Médicos para profissionais formados no Brasil foi concluído ontem com a confirmação da participação de 400 profissionais com diploma do país. Estes profissionais confirmaram interesse de atuar em 217 municípios e 10 distritos de saúde indígena.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp