VIDA URBANA
262 mil crianças da PB devem ser vacinadas contra a pólio em campanha
Ministério da Saúde distribuiu 327 mil doses ao estado. Durante ação, pais poderão atualizar cartão de vacinas dos filhos.
Publicado em 11/08/2015 às 19:03
De sábado (15) até o dia 31 deste mês, acontece a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A iniciativa, que ocorre nacionalmente, é realizada em parceria entre o Ministério da Saúde, estados e municípios. Na Paraíba, a meta é vacinar 95% das 262 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, foram distribuídas 327 mil doses ao estado.
Durante a campanha, os pais poderão ainda colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à ação contra poliomielite, o ministério promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar cartões de vacinas, alertando sobre as que estão vencendo.
As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses.
A vacina
Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina que, de acordo com o Ministério da Saúde, é “extremamente segura”, protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o ministério recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
Comentários