VIDA URBANA
28 empresas que descumpriram regras do SAC são autuadas
Procon estadual fiscalizou Serviço de Atendimento ao Consumidor de 26 empresas que atuam na Paraíba. As de telefonia foram campeãs de reclamações.
Publicado em 11/02/2009 às 11:03
Karoline Zilah
Vinto e oito empresas estão sendo autuadas pelo Procon estadual após uma fiscalização feita para monitorar o cumprimento das novas regras de Serviço de Antendimento ao Consumidor (SAC) em vigor desde 1º de dezembro de 2008.
Foram reprovadas em vários quesitos empresas que atuam na Paraíba nos setores de bancos comerciais, financeiras e cartões de crédito, telefonia fixa e móvel, TV a cabo e plano de saúde. Entre as irregularidades constatadas, estão o fato de alguns dos SACs não terem disponibilizado atendimento gratuito por celular, terem demorado mais de 60 segundos para atenderem o consumidor e não oferecerem a opção de contato direto com o atendente no primeiro menu eletrônico.
Confira aqui a lista das irregularidades por empresa.
Outra regra descumprida foi o acesso inicial ao atendimento condicionado à apresentação prévia de documentos. O monitoramento foi realizado por meio do preenchimento de um questionário sobre os SACs das empresas através de uma simulação de atendimento ao consumidor feita pelo Procon.
As empresas autuadas acumulavam, no total, 48 reclamações no Procon estadual. De acordo com Murilo Padilha, secretário executivo do órgão, elas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa. Segundo ele, caso a denúncia da fiscalização seja considerada procedente, podem ser aplicadas multas que variam de R$ 200 a R$ 3 milhões, conforme o artigo 56 do Código de Defesa de Consumidor.
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