VIDA URBANA
7% dos inquéritos arquivados na PB
Relatório mostra que índice de arquivamentos em relação aos inquéritos e notícias criminais recebidos pelos MPs na Paraíba é de 7%.
Publicado em 04/12/2012 às 6:00
Em 2011, o Ministérios Públicos Estadual e Federal na Paraíba receberam 35.165 inquéritos policiais e notícias criminais. Destes, 2.476 foram arquivados e 10.020 denúncias oferecidas. O índice de arquivamentos em relação aos inquéritos e notícias criminais recebidos pelos MPs na Paraíba é de 7%, ficando abaixo da média nacional, que ficou em 15%.
Os dados fazem parte de um relatório intitulado “Retrato do Ministério Público Brasileiro”, divulgado ontem.
Somente no Ministério Público Estadual, foram 28.095 inquéritos ou notícias criminais recebidas, das quais 2.015 foram arquivadas e 9.605 denúncias foram oferecidas.
O relatório foi lançado durante a abertura do 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Segundo a conselheira do CNMP, Cláudia Chagas, esta é a primeira vez que são divulgadas informações que envolvem o Ministério Público como um todo. Ela afirmou que a publicação contém informações gerais e preliminares sobre a atuação da instituição em 2011. Em junho do próximo ano, será lançada uma nova edição, com dados referentes a 2012.
“As informações deste ano são 'macro', portanto não nos é possível falar ainda sobre os motivos que levaram ao arquivamento (dos inquéritos e notícias criminais), pois isso depende de variáveis diferentes, como não ter sido encontrada a autoria ou não era crime”, exemplificou Cláudia Chagas. Os dados do Relatório podem ser consultados por meio do endereço.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou comentar os dados com representantes do Ministérios Públicos Estadual e Federal na Paraíba, mas os dois órgãos informaram, através de suas assessorias, que ainda não tinham conhecimento das informações divulgadas.
Comentários