VIDA URBANA
97,13% dos turistas que visitaram a Paraíba pretendem voltar
Visitantes também dizem que vão indicar João Pessoa como roteiro.
Publicado em 09/02/2017 às 11:39
Os turistas que visitaram a Paraíba no período de férias, entre dezembro e janeiro, ficaram satisfeitos, tanto, que quase todos eles pretendem voltar ao Estado. Isso é o que revela levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa Econômicas e Sociais da Paraíba, divulgado nesta quinta-feira (9). Dos turistas ouvidos, 97,13% afirmaram ter intenção de retornar às terras paraibanas. O indíce representa uma alta de 2,2 pontos percentuais, comparado a 2016. Além disso, 98,04% estão dispostos a indicar João Pessoa como roteiro turístico.
Os dados integram a Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, desenvolvida há sete anos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba. O estudo mostrou que a maior parte dos turistas tiveram suas expectativas totalmente correspondidas ao visitar o estado, totalizando 70,29%. Este resultado foi 8,69 pontos acima do registrado em 2016.
Já para 27,90%, estas expectativas foram superadas. Apenas 1,21% teve a expectativa abaixo do esperado. O turismo de lazer foi o objetivo de 59,13% dos entrevistados, um crescimento gradativo que acontece desde 2014. Em seguida se destacaram as visitas a amigos ou familiares e negócios e trabalho, modalidade de turismo que vem apresentando crescimento desde o ano de 2013.
No que se refere aos motivos que levaram a escolher a região, destacou-se, com 53,09% das respostas, as praias. Em seguida aparece a visita a parentes ou amigos, com 41,63% das respostas. É importante observar que 19,31% dos entrevistados chegaram à cidade através de propagandas.
Quanto à frequência dos turistas, 68,17% afirmaram já ter visitado a Paraíba anteriormente. Os que visitaram pela primeira vez correspondem a 31,83% do total, um crescimento de 3,26 pontos percentuais na comparação com igual período do ano passado. Deste universo, 78,67% estavam a turismo de lazer. A permanência média dos turistas foi de nove dias.
Pontos mais visitados
Neste ano, o Parque Sólon de Lucena foi o ponto turístico mais visitado (50,89%). Em seguida, aparecem o Hotel Tambaú (46,32%), Pôr do Sol na praia de Jacaré (43,14%), Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes (39,96%), Mercado de Artesanato Paraibano (39,56%), Farol do Cabo Branco (34,39%) e Centro Histórico (23,26%).
Já em relação às praias, a preferência dos turistas foi às situadas no litoral sul, sendo a praia de Coqueirinho considerada como a mais bela do estado. As mais visitadas pelos turistas foram Tambaú (73,13%) e Cabo Branco (71,99%), por serem praias urbanas mais centrais e onde há a maior concentração de hospedagem. Em seguida, Bessa (43,49%), Coqueirinho (41,53%), Manaíra (32,90%), Tambaba e Jacumã, que aparecem com um percentual de 25,24%, cada.
Serviços Turísticos
Entre os serviços turísticos, a Gastronomia paraibana obteve o maior nível de aprovação, com percentual de 96,33%. Em seguida, aparece a diversão noturna, com 95,43%, Guia de turismo (91,80%), Qualidade no atendimento dos restaurantes/bares/lanchonetes (90,75%), Comércio (90,70%) e Aeroporto (88,20%). A receptividade do paraibano, apesar de não ser exatamente um serviço, mas que está intimamente ligado ao nível de satisfação do turista, mais uma vez foi destaque e alcançou um expressivo índice de satisfação, com taxa de 96,97%.
Em relação aos serviços oferecidos pelo trade turístico da RMJP que houve melhora de classificação por parte dos turistas, ressaltando a sinalização turística nas estradas paraibanas, que apresentou a maior expansão do indicador de satisfação (21,09 pontos percentuais), passando de 59,74% em 2016 para 80,83% este ano. Em seguida, vem o Atendimento na Rodoviária de João Pessoa, com alta de 16,44 pontos percentuais , Serviço prestado pelo Centro de Informação Turística (12,00p.p) e Sinalização turística na Cidade de João Pessoa (11,68p.p).
Pontos positivos e negativos
Quando questionados sobre os pontos que os turistas consideravam positivos, dentre os mais citados os destaques foram as praias, com 52,37%. Em seguida, aparece a receptividade do paraibano (14,87%), Clima (13,13%), Gastronomia (9,81%) e as Praias do litoral sul (9,49%).
Já os pontos mais negativos citados pelos turistas foram a estrutura do aeroporto (14,33%), falta de sinalização turística na PB008 (11,95%), pouca segurança nas praias de Tambaú, Cabo Branco, Intermares e Bessa (9,56%) e a falta de lixeiras e campanhas educativas sobre o lixo (8,53%).
Metodologia
A pesquisa ouviu 663 turistas entre os dias 28 de dezembro de 2016 a 13 de janeiro de 2017, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto e terminais rodoviários da RMJP. O levantamento das informações foi realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta. Logo, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%. Essas questões tinham como objetivo abranger um maior número de respostas de modo a possibilitar uma visão ampla do turista sobre os itens indagados.
Comentários