icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Adiadas as decisões sobre o PSS-2013

Decisão sobre mudanças no Processo Seletivo Seriado foi adiada pelo Consepe; datas para reabertura das inscrições seguem indefinidas.

Publicado em 01/11/2012 às 6:00


O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) adiou a decisão sobre mudanças no Processo Seletivo Seriado (PSS-2013). As datas para reabertura de inscrições e realização de provas seguem indefinidas. O adiamento aconteceu porque a reunião para ratificar as alterações no PSS que estava agendada para acontecer ontem não ocorreu. Segundo o coordenador da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (Sods) da UFPB, Agamenon Travassos, uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira, quando os departamentos serão convocados para reunião ordinária.

O impasse está relacionado à adequação do PSS à Lei de Cotas estabelecido do Ministério da Educação (MEC). Segundo a nova norma, 50% das vagas oferecidas nas universidades federais deverão ser de ampla concorrência, já a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar. As instituições devem se adequar às normas até 2016. O atual PSS já garante a reserva de 35% das vagas, mas ainda não tinha adotado o critério de renda e também precisa fazer ajustes em relação ao critério de cor e de escolaridade.

A adequação do PSS às novas normas do MEC começou a ser discutida na semana passada durante reunião do reitor da UFPB, Rômulo Polari, com o pró-reitor de graduação em exercício da UFPB, Severino Elias, e o presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), João Lins. Na ocasião ficou decidido acatar a recomendação do MEC e lançar um novo edital de inscrições para o PSS-2013, inclusive para novos estudantes ainda não inscritos, tendo em vista a adequação às leis de cotas sociais e raciais. Contudo, apenas o Consepe deverá legalizar a reabertura do processo seletivo.

De acordo com o presidente da Coperve, João Lins, os candidatos já inscritos deverão confirmar se continuarão concorrendo ao exame, mas caso optem por desistir do processo, serão ressarcidos com o mesmo valor pago na primeira inscrição. Já para os inscritos que possivelmente farão nova inscrição haverá a isenção na taxa de pagamento. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp